Cerca de 300 crianças participaram, no passado fim-de-semana, no 1.º Torneio de Minibasquete do Clube de Propaganda da Natação (CPN) de Ermesinde.
Além dos jogos, realizou-se uma parada com todas as crianças, treinadores e secção de basquetebol do CPN pelas ruas de Ermesinde, que culminou com uma largada de balões junto à estação de comboios, refere o clube em nota de imprensa.
Participaram os clubes de basquetebol de concelho – CPN Ermesinde, Atlético Clube Alfenense, Núcleo Cultural e Recreativo (NCR) de Valongo, Basquetebol Campo e Sobrado – e ainda clubes de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Águeda, Famalicão, Gafanha, Oliveira do Bairro, Leça da Palmeira e São João da Madeira.
“Pode dizer‐se que foi um sucesso este 1.º Torneio de Minibasquete do Clube de Propaganda da Natação (CPN) de Ermesinde, que celebrou no ano passado as suas bodas de diamante, 75 anos desde a fundação. Com a organização deste torneio, o clube quis promover, divulgar e celebrar o seu enorme empenho e dedicação à formação em basquetebol”, diz o CPN.
“No torneio, participaram atletas dos escalões de formação ‐ MINI 8, MINI 10 e MINI 12 ‐, que revelaram uma tenacidade, resistência, fair play e grande coragem de jogar praticamente sem parar durante os dois dias de um fim‐de‐semana de muito calor. No intervalo dos jogos, divertiram‐se também na piscina do CPN e no insuflável montado ao lado do edifício do clube”, acrescenta a mesma fonte.
No final, foram homenageados atletas; a coordenadora do Minibasquete, Patrícia Correia, responsável pelos escalões de formação do CPN; e Agostinho Pinto, coordenador do basquetebol do clube e actual seleccionador nacional de Basquetebol sub 18.
No encerramento do torneio, o vereador do Desporto, Orlando Rodrigues, incentivou à realização de um segundo evento deste género. “Continuem a apoiar os vossos filhos no desporto, porque é bom para eles e para a comunidade”, disse aos pais, que encheram as bancadas.
O presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, também já tinha agradecido ao CPN “o trabalho que tem feito na promoção do desporto na comunidade”.
“O presidente do CPN, Rui Moutinho, mais do que uma vez durante o torneio revelou o seu orgulho pelo facto da organização ter estado a cargo de seccionistas com filhos a jogar no clube e de outros pais e mães por eles aliciados a colaborar na organização”, refere o clube. “Os pais são muito importantes e sem eles não seria possível realizar este torneio”, afirmou o dirigente.