1.º Festival de Teatro “Sentir Penafiel” passa por várias freguesias

Com nove peças de teatro de revista, comédia e melodrama

0

A Câmara Municipal de Penafiel, em parceria com o Grupo de Teatro de Novelas, está a organizar o 1.º Festival de Teatro “Sentir Penafiel” que decorrerá entre Setembro e Novembro deste ano. O Festival vai passar por sete freguesias do concelho: Paço de Sousa; Castelões; Luzim e Vila Cova; Rio de Moinhos; Sebolido; Lagares e Figueira; e Penafiel. Esta iniciativa contará com a exibição de nove peças de teatro de revista, comédia e melodrama, diz nota de imprensa da Câmara Municipal.

A primeira peça, “Mãos à obra Porto”, tem lugar, no dia 24 de Setembro, às 22h00, no salão paroquial de Paço de Sousa. É uma peça de teatro de revista, a cargo do Grupo Dramático e Beneficente de Rio Tinto.

No dia 1 de Outubro, às 21h00, é a vez do salão paroquial de Castelões acolher a comédia “Velhos, velhinhos e velhotes”, interpretado pelo Grupo de Teatro Linha 5 de Caíde. No dia seguinte, às 15h00, o salão da junta de freguesia de Vila Cova, receberá também uma peça de comédia intitulada de “Uma bomba chamada Etelvina”, dinamizada pelo Teatro Experimental Magnetense de Meinedo.

A 15 de Outubro, às 21h00, o Museu Municipal de Penafiel, recebe a comédia “A última cartada”, a cargo do Grupo de Teatro Bando dos Pardais de Canelas. No dia 22, às 22h00, o salão paroquial de Rio de Moinhos acolhe a peça de teatro “O pedido de casamento/O urso”, uma peça de comédia interpretada pelos ComoDEantes. No dia seguinte, às 15h00, entra em cena, no salão da junta de freguesia de Novelas, o Grupo de Teatro de Novelas com a peça de revista “Ide dar lavagem à porca…”.

Já no dia 29, às 21h00, o Centro Recreativo e Cultural de Sebolido recebe a comédia “A grande máquina”, a cargo do Grupo Paroquial de Teatro de S. Pedro da Cova. No dia seguinte, às 15h00, na CasaXiné, em Lagares decorrerá o melodrama “Húmus”, protagonizado pelo Círculo Arte e Recreio de Teatro Ensaio Raúl Brandão.

A última peça de teatro desta 1.ª edição realizar-se-á a 5 de Novembro, às 21h00, no Centro de Convívio e Cultura de Penafiel, com o teatro de comédia “Palando de Cartos”, interpretado pelo Grupo de Teatro Atlântida de Matamá, de Pontevedra (Vigo, Espanha).

O actor e encenador Júlio Cardoso também será homenageado no 1.º Festival de Teatro “Sentir Penafiel”. Júlio Cardoso foi fundador de vários organismos artístico-culturais e a sua catividade profissional estende-se ao teatro, ópera, cinema e televisão. Como actor e encenador interpretou e dirigiu autores clássicos e contemporâneos, como, William Shakespeare e Bertold Brecht.

Para Susana Oliveira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel esta é uma oportunidade para os grupos de teatro amador de Penafiel mostrarem os seus trabalhos e interagirem com outros grupos de teatro de fora do concelho.

“O Festival de Teatro Sentir Penafiel pretende também promover a arte do teatro, proporcionando aos penafidelenses momentos lúdicos e despertar o gosto por esta área cultural”, refere a autarca.