Cerca de 1.200 seniores de várias instituições de carácter social e de todas as juntas de freguesia do concelho juntaram-se, hoje, no Parque da Cidade de Paredes, para assinalar o Dia do Idoso. O objetivo da iniciativa, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Paredes em parceria com a autarquia passou por combater o isolamento da população sénior e promover o envelhecimento activo.
As actividades começaram logo pela manhã, com os seniores a assistirem a uma missa. Seguiu-se um almoço convívio e durante a tarde houve lanche e animação musical.
Para os seniores, a ideia não poderia ser melhor. “Estes convívios são importantes. É uma forma de rever as pessoas”, diz Briolinda Machado, de 76 anos, residente em Paredes, que como mora perto do Parque da Cidade aproveitou para trazer o filho com deficiência e mobilidade reduzida.
De Sobrosa, vieram Adriano Fonseca, 75 anos, a esposa, Maria Margarida Fonseca, de 73 anos, e Maria Fátima Cardoso, de 70 anos. Sentados à mesa, aguardavam o almoço. “Já viemos outros anos. É importante sair um bocadinho de casa, alivia a cabeça. Há muita gente que está só em casa”, explicam. “Trouxemos o farnel e aproveitamos para ver pessoas de outras freguesias que não vemos há algum tempo”, assumem.
Mais à frente, Júlio Bessa, de 86 anos, aproveitou este dia para ver a irmã que está num lar de Rebordosa. Mora na Madalena e veio de bicicleta. “É a primeira vez que venho. Aproveitei para vir ver a minha irmã. Juntar as pessoas é importante. Eu passo pouco tempo em casa, estou quase sempre no campo”, testemunha o sénior.