Publicidade

 

O concelho de Penafiel, é rico em história, cultura e acima de tudo rico na generosidade, simpatia e bondade das suas gentes, que constituem o nosso incomensurável orgulho e principal património.

Penafiel, é igualmente um concelho rico em tradições, e em diversas formas de manifestar essas tradições, que fazem parte da nossa vasta idiossincrasia.

O desporto sempre foi um dos grandes baluartes de Penafiel.

Somos uma terra de campeões, nas mais diversas modalidades, que levaram e levam o nome de Penafiel a todo o mundo.

Neste particular, ganha especial enfoque os desportos motorizados, que fazem vibrar os nossos corações e despertam milhares de Penafidelenses.

Ainda recentemente, o Extreme XL Lagares, levou o nome do nosso concelho aos quatro cantos do mundo, e aquilo que fazemos nesta área, fazemos como ninguém, ou seja, somos, sem falsas modéstias, os melhores!!

Muito graças ao mérito, altruísmo e dedicação dos nossos concidadãos, que se envolvem de corpo e alma nessas realizações, cujo resultado fala por si.

Os diferentes poderes na sua escala e dimensão, devem proporcionar todos os meios materiais e imateriais para que esses eventos ganhem ainda mais notoriedade e escala aqui e além fronteiras.

Mais que afirmar Penafiel no contexto regional e nacional, o nosso lema deve ser afirmar Penafiel ao nível internacional.

Penafiel deve lutar para ser uma referência “nos campeonatos mundiais” e não se contentar apenas por ser o melhor, nos “campeonatos regionais”.

Estes são o tipo de eventos, que sempre defendi, defendo e defenderei para Penafiel.

Eventos que afirmem a nossa Penafidelidade e que destaquem o nosso mérito e capacidade de trabalho, que nos distingue positivamente.

Um concelho só se afirma e ganha dimensão em relação aos demais, se aquilo que faz, fizer bem, e ajudar a imensa massa humana com inexcedível qualidade e brio, a desenvolver e deixarem nas suas terras, o seu ADN, o seu Know how e a sua identidade.

Iremos ter em breve um grande evento motorizado em Penafiel, o já mais que conhecido Penafiel Racing Fest, que terá a sua segunda edição.

Este evento, se for devidamente exponenciado e apoiado pelos poderes públicos, será uma das referências regionais, e quiçá nacionais na modalidade, não só pela excelência que essa prova já representa, mas, e nomeadamente pela indiscutível qualidade e saber que os membros da organização sabem empregar nessa realização.

Depois de alguns ajustamentos que estão certamente a ser feitos, designadamente ao nível de uma maior segurança que deve existir, por forma a salvaguardar a ocorrência de situações extraordinárias ou excepcionais, esta prova tem tudo para daqui a uns anos ser uma grande referência nacional.

Daí que, haja a tendência natural dos diferentes agentes em se colarem a estas grandes realizações, mas devem os poderes públicos não só fazerem isso, como apoiarem convenientemente esses eventos não apenas na atribuição de subsídios, mas potenciando a prova ao seu máximo, para que directa e indirectamente Penafiel saia ainda mais fortalecido de um fim-de-semana em grande.

As multidões que Penafiel atrai nestes eventos são sintomáticas, e deixam bem claro que são apostas ganhas.

Investir nisto tem ganhos directos e indirectos, e é precisamente na vertente indirecta que se deve pensar a médio/longo prazo. Os milhares de assistentes destas provas, devem ter ao seu dispor, todas as condições para melhor conhecerem, sentirem e viverem Penafiel nos dias que esses eventos têm lugar.

Feliz de um concelho que tem estes pergaminhos, que tem pessoas que gostam e se dedicam a estas causas, que naturalmente devem ser apoiados e compensados, mas deve a nossa autarquia ir ainda mais longe.

Penafiel deve ter a ambição de acolher a volta a Portugal em Bicicleta, de trabalhar e lutar para termos em Penafiel a saída ou chegada do Portugal Lés a Lés, de lutar com afinco para que o Rali de Portugal possa também ostentar o nome da segunda cidade  mais antiga do distrito e das mais antigas e históricas do norte do país, de fazer como era meu desejo e mantém-se actual, uma pista de excelência para desportos motorizados devidamente certificada pelas entidades competentes, em resumo, o nosso concelho tem tudo para ser uma referência nacional e porque não internacional, nestas modalidades.

E isto mais que SENTIR PENAFIEL, é VIVER e POTENCIAR PENAFIEL.

Todos os agentes públicos e políticos devem lutar diariamente para estar à altura da GRANDEZA e SINGULARIDADE deste concelho CAPITAL!

Esta é uma ambição real e exequível!

Porque PENAFIEL, é PENAFIEL!!