Foto: Desportivo das Aves
Publicidade

A Câmara Municipal de Paredes aprovou, esta tarde, por unanimidade, em reunião de executivo, um voto de louvor a José Mota, treinador do Desportivo das Aves, que conquistou a Taça de Portugal, este domingo, no Jamor.

Segundo a autarquia, a proposta foi do presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida.

José Albano Ferreira Mota é natural de Lordelo, Paredes, e tem 54 anos. Iniciou a carreira de futebolista no clube da sua terra, o Aliados de Lordelo, onde cedo se destacou, seguindo-se o contrato com o Futebol Clube Paços de Ferreira, equipa que representou durante quase uma década, tornando-se numa das referências da equipa, da qual foi também capitão, sustenta o texto que justifica o voto de louvor.

José Mota terminou a sua carreira de jogador em 1996, ainda no Paços de Ferreira, passando a integrar a equipa técnica do clube, como treinador adjunto, até chegar a treinador principal, em 1999. Treinou o Paços de Ferreira até 2008, tendo pelo meio uma breve passagem pelo Santa Clara dos Açores, em 2004.

“Da sua carreira destaca-se a qualificação o Paços de Ferreira para a Taça UEFA, na temporada de 2006/2007, após ficar em sexto lugar no Campeonato Nacional. Em de 2008, passou a treinar o Leixões, na Primeira Liga, alcançando para o clube o sexto lugar no Campeonato, depois de ser considerada a equipa sensação da época, ao liderar a competição entre a sétima e a décima jornada. A carreira do técnico José Mota, na época de 2010/2011, passa pelo Belenenses, salvando o clube da descida, na Segunda Liga”, continua o documento.

Publicidade

Segue então para o Vitória de Setúbal onde esteve até 2014. Ainda nesse ano, assumiu a liderança dos treinos do Gil Vicente Futebol Clube.

Na época 2016/2017 levou o Desportivo das Aves à primeira Divisão. Foi então para o Clube Tunisino CS Sfaxien, mas acabaria por regressar ao Aves a meio da época.

Conseguiu agora a conquista da Taça de Portugal. “José Mota, concretizou desta forma brilhante o sonho de criança de vencer a Taça de Portugal, no Estádio Nacional do Jamor, este domingo, 20 de maio de 2018”, refere a autarquia.

O treinador já tinha recebido, em 2016, na 5.ª Gala do Desporto o prémio Alto Prestígio do Município e, em 2017, a Medalha de Ouro do município.