Foto: Lipor
Publicidade

A abertura oficial do Parque Aventura da Lipor está marcada para este sábado, dia 5 de Maio, pelas 17h30, com a realização da “Caminhada pelo Parque Aventura e Trilho Ecológico Lipor”. A participação é gratuita, mas a empresa convida quem vier a trazer papel e cartão, plástico, metal ou vidro para reciclar.

“Para esta época que agora se inicia a maior novidade é o Trilho Ecológico da Lipor, um trilho interpretativo que acompanha as margens do Rio Tinto e que permite que o circuito pedonal do Parque tenha, agora, mais de quatro quilómetros”, diz a empresa responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

“A construção deste Trilho Ecológico, integrado na Estratégia de promoção da Biodiversidade da Lipor, visa aproximar a comunidade ao rio Tinto, protegendo-o e devolvendo-o à população”, explica a mesma fonte.

Haverá ainda duas novidades ligadas ao exercício físico. Irá estar disponível durante todo o período de abertura do Parque (de Maio a Outubro) um Personal Trainer para ajudar a população a praticar exercício “da melhor forma possível” com dicas e planos de treino. O profissional estará no Parque todas as quintas-feiras e sábados, das 18h00 às 20h00.

“Ao mesmo tempo está em fase final de instalação uma bateria de equipamentos de exercício de exterior que em conjunto criarão uma área dedicada ao Treino de Força. Estes equipamentos permitirão aos que fizerem os percursos de corrida ou pedonais, e a todos que o queiram, a realização de exercícios complementares de força e localizados contribuindo para a sua boa forma física”, garante a Lipor.

Recorde-se que o Parque Aventura é um espaço ao ar livre de promoção da actividade física, da alimentação saudável, do respeito pelo ambiente e de socialização e está localizado nas instalações da Lipor em Baguim do Monte – Gondomar e Ermesinde – Valongo. O espaço nasceu do projecto de selagem, recuperação e valorização ambiental e paisagística do espaço do Antigo Aterro Sanitário de Ermesinde/Baguim do Monte.

O Parque Aventura estará aberto aos fins-de-semana entre os meses de Maio e Outubro das 10h00 às 20h00. Conta com um Parque Radical, um Circuito de Arborismo, um Campo de Minigolfe e Circuitos Pedonais, de Corrida e de Bicicleta, além do Trilho Ecológico.