Publicidade

Abril é o mês da “Prevenção dos maus-tratos na infância”. Em Lousada, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e a Câmara Municipal têm preparado um conjunto de iniciativas neste âmbito sob a designação “Cuidar e proteger ajuda-nos a crescer”.

Segundo a autarquia, tendo em conta que a Câmara de Municipal de Lousada, consagrou o ano de 2018 como o “Ano Municipal da Criança”, as iniciativas vão estender-se para além do mês de Abril e associar-se, sempre que possível, a outras acções do concelho.

Assim, entre 16 e 30 de Abril, as escolas do concelho dinamizarão acções de sensibilização sobre os Direitos da Criança, através da Hora do Conto, explorando-se uma história alusiva a esta temática, com ilustrações para que as crianças do 3.º e 4.º ano de todos os Agrupamentos de Escolas de Lousada possam construir um Mural dos seus Direitos.

Até 30 de Abril, está a ser divulgado o calendário dos afectos, através das entidades que compõem a CPCJ e escolas, com o objectivo de levar a todas as famílias uma mensagem positiva para a criação de uma cultura amiga dos Direitos da Criança com sugestões de actividades simples em família, explica nota de imprensa.

Publicidade

Já no dia 26, os alunos do 3.º e 4.º ano vão dar forma a um Laço Humano na Avenida Senhor dos Aflitos, vestidos de azul. Na sexta-feira, dia 27, realiza-se a Festa Azul na Associação Aparecer – Associação que visa o Desenvolvimento Local da Vila de Aparecida – que se associa também a esta causa. Da mesma forma, o LAC Patinagem promete envergar uma faixa azul em todas as suas iniciativas para assinalar a Campanha do Mês da Prevenção dos Maus-tratos.

A Campanha do Laço Azul nasceu em 1989 pelas mãos de uma avó que quis alertar a comunidade para o problema que afectava os seus netos.