Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar
Publicidade

Para promover os vinhos verdes da região, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa vai realizar a iniciativa Vinho Verde Wine Experience, uma programação enograstronómica que inclui cinco jantares vínicos.

Segundo a CIM, o objectivo é divulgar um “símbolo distintivo deste território”.

“Território de marcada tradição vitivinícola e inserido na sua totalidade na Região dos Vinhos Verdes, o Tâmega e Sousa integra cinco das nove sub-regiões que compõem a Região dos Vinhos Verdes: sub-região de Amarante, sub-região de Baião, sub-região de Basto, sub-região do Paiva e sub-região do Sousa. Um mapa vitivinícola que faz do Tâmega e Sousa o maior produtor e exportador da Região dos Vinhos Verdes, sendo responsável pela produção de cerca de 50% deste néctar único no mundo”, salienta nota de imprensa.

O TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience é um projecto co-financiado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

A apresentação do projecto decorre no dia 6, na Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, no Porto.