Foto: CHTS
Publicidade

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) já recebeu a nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que vai servir a região.

Esta nova viatura vem substituir a actual VMER que tem quase 700 mil quilómetros.

Segundo o CHTS, “em média, a VMER – Vale do Sousa sai seis vezes ao dia para socorrer situações consideradas graves e muito graves”, sendo que cerca de 25 enfermeiros e 25 médicos ficam de serviço a esta viatura.

“Atendendo à grande área que tem de percorrer (12 concelhos em quatro distritos) e à enorme população que tem de servir (cerca de 5% da população portuguesa, ou seja cerca de 520.000 habitantes), a VMER do CHTS era uma das que apresentava maior desgaste em todo o país”, explicou o CHTS quando anunciou que tinha sido contemplado com uma nova viatura.

No total foram entregues 22 novas viaturas médicas de emergência e reanimação a 21 instituições hospitalares. A renovação da frota nasceu de um procedimento de parceria entre o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, integrado no plano de revitalização do INEM traçado pelo Ministério da Saúde. O objectivo é um transporte rápido e uma acção eficiente na prestação de cuidados pré-hospitalares ao cidadão.

Foto: CHTS