Publicidade

Quando se nasce e cresce numa terra, é claramente natural que a defendamos e valorizemos de modo exacerbado pelas suas condições, pelas suas tradições, pelo seu povo e por outras razões que a razão desconhece… Poderia chamar-lhe bairrismo, ainda que não goste muito da expressão, por ter uma conotação negativa, como se desvalorizasse o que “vem de fora”. De facto, não se trata de desvalorização do que não é Lousadense, mas de orgulho na terra em que Lousada se tornou!

E quando me questionam sobre as vantagens de viver em Lousada, é certo que a conversa será longa, pois são várias as razões a apontar…

Lousada é uma vila em que todas as áreas são motivo de orgulho, desde a Cultura, o Desporto, a Educação, a Formação, o Emprego, a Saúde, o Ambiente, a Agricultura, o Comércio, a Indústria, o Turismo, a Proteção Civil, entre outras. É fácil constatar esta minha afirmação pela análise das notícias que vão sendo publicadas a nível local, regional e nacional.

Comprometo-me a esmiuçar cada uma destas áreas, mas hoje foco a minha atenção numa iniciativa do Município de Lousada – “Lousada Científico” –, cujo objetivo consiste em criar um arquivo académico local, que contenha artigos de revistas científicas, comunicações, conferências, teses e dissertações produzidas por cidadãos naturais e/ou residentes em Lousada. Para tal, os seus autores apenas têm de enviar os seus materiais académicos, autorizando a sua reprodução integral para efeitos de investigação e consulta online no site do Município.

Numa primeira análise, poderá parecer uma iniciativa simples, mas uma leitura mais atenta permite-nos concluir que esta ideia facultará a criação de um repositório de trabalhos que daqui a alguns anos nos possibilitará analisar a evolução do concelho, pois muitas vezes a informação encontra-se avulsa e é, por isso, difícil de sistematizar. Desta forma, preservar-se-á a história do nosso concelho, dando a conhecer às gerações futuras o que de melhor se vai criando em Lousada, nas mais diversas áreas de estudo.

São várias as publicações do Município que abordam a cultura e a história locais, são muitos os momentos de tertúlia e reflexão que abordam essas áreas, mas esta é uma ideia que reflete o respeito e o reconhecimento por parte do Executivo Municipal pelos trabalhos académicos dos Lousadenses. De facto, este projeto precisou apenas de vontade política para ser concretizado e, nesse sentido, é louvável a atitude deste Executivo, constituindo-se, assim, um exemplo de boas práticas a ser seguido por outros Municípios, conforme já foi recomendado na Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim.

É com a valorização das suas gentes que Lousada se desenvolve e se destaca no panorama nacional!