A Viriato Concept Hotels, empresa dedicada à produção de mobiliário e decoração para hotelaria, está a comemorar, em 2017, 65 anos de existência.
A empresa de Paredes vai assinalar o aniversário com uma exposição, que vai dar a conhecer o caminho percorrido pela marca, apresentado os momentos mais relevantes e as peças mais icónicas produzidas para hotéis do mundo inteiro, com inauguração prevista para 20 de Abril. Será ainda lançado um livro prestígio que conta a história e evolução de um pequeno negócio de origem familiar que hoje factura milhões.
Segundo nota de imprensa, a empresa fechou o ano passado com um volume de negócios de 17 milhões de euros e, em 2017, estima alcançar os 25 milhões de euros, crescendo cerca de 47%.
A Viriato exporta 95% da sua produção para mercados como França, Alemanha, Inglaterra, Noruega, Argélia, Marrocos, Costa do Marfim, Estados Unidos, Canadá, Dubai, Angola, entre outros. Fornece “várias das maiores e mais luxuosas cadeias hoteleiras presentes nos quatro cantos do mundo, de entre as quais se destacam Marriot, Sheraton, Meridien, Intercontinental, Hilton, Pestana ou Club Med”, referem.
A Móveis Viriato foi fundada em 1952, por Viriato Rocha, que, numa pequena oficina, começou a desenhar, produzir e comercializar os seus próprios móveis, dedicando-se a vender para o mercado doméstico e para pequenos revendedores. O grande salto no modelo de negócio dá-se na década de 80 quando a Viriato passa a dedicar-se, em exclusivo, ao mercado hoteleiro, lembra a empresa.