As força de segurança e a Câmara Municipal de Paços de Ferreira estão atentas à violência e crimes cometidos contra os idosos do município.
Para isso, está em curso a monotorização dos índices de criminalidade sobre pessoas desta faixa etárias, porque é “um flagelo que urge combater”, destaca a autarquia.
A Câmara Municipal reuniu com as forças de segurança locais, “os números conhecidos e os casos referenciados de violência contra idosos em Paços de Ferreira não refletem uma realidade que obrigue a medidas excecionais”.
Ainda assim, “qualquer situação detetada justifica, só por si, uma rápida ação por parte das autoridades, nomeadamente, da Câmara Municipal, através dos serviços técnicos”, lembra a edilidade, que se fez representar neste encontro pelos vice-presidente, Paulo Ferreira.
Em Portugal, são cada vez mais os casos de violência e crimes contra idosos. Segundo a Procuradoria-Geral da República, só o ano passado, o Ministério Público abriu mais de 1800 inquéritos, quando em 2017 o número rondava os 600.
Maus tratos, violência doméstica, burla e abuso de confiança são os crimes mais cometidos.