Para assinalar o Dia Mundial da Prematuridade, a equipa do “Crescer com Afectos”, um projecto de apoio à parentalidade da Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), preparou um vídeo de tributo aos pais de prematuros e aos profissionais que fazem parte da vida destes pequenos-grandes heróis, adianta nota de imprensa.
Sensibilizando para estas questões, têm sido publicadas imagens e promovida a partilha de testemunhos online, na página de Facebook do “Crescer com Afectos” (pode acompanhar alguns aqui). Também a estátua do Padre Américo vai ser também iluminada de roxo, a cor que simboliza a prematuridade.
Citando alguns números, o CHTS explica que, em todo o mundo, um em cada 10 bebés nasce prematuro, sendo a taxa de prematuridade em Portugal de cerca de 8% e a prevalência de prematuros abaixo das 32 semanas de 1,2%.
“Os avanços tecnológicos aliados ao conhecimento científico têm permitido a sobrevivência de recém-nascidos de idades gestacionais cada vez mais baixas”, adianta a mesma fonte.
Na maternidade do CHTS, uma das maiores do país, nascem cerca de 2300 crianças por ano. “Em 2018, o número de partos foi de 2.317, dos quais 6% foram recém-nascidos de baixo peso, o que corresponde a 371 recém-nascidos internados na Unidade de Neonatologia”, refere nota de imprensa.
Recorde-se que o projecto “Crescer com afectos” nasceu em 2015 e visa “humanizar ainda mais os cuidados neonatais, ajudando e acompanhando os bebés e famílias ao longo do internamento e mesmo após a alta”.