Os vereadores do PSD Valongo demonstraram, hoje, em reunião de executivo, preocupação com a implementação da Estratégia Local de Habitação no concelho.
“Dos 18 concelhos do distrito do Porto, 16 já têm protocolos assinados com o programa 1.º Direito, para obter financiamento, à excepção de Valongo e Amarante. Isso preocupa-me porque é sabido que o Governo se comprometeu com o dobro das habitações relativamente à dotação orçamental que tem disponível para isto”, referiu Miguel Santos. “Quando o protocolo entrar em execução o que temo é que possamos começar a ficar para trás, porque os outros concelhos já estarão mais avançados em termos de execução e projectos”, acrescentou.
Ao Verdadeiro Olhar, a Câmara de Valongo explica que “a Estratégia Local de Habitação será assinada com o IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana no próximo dia 14 de Dezembro e terá impacto praticamente zero nas finanças municipais com as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, conforme compromisso assumido pelo Governo da República”. Por esse motivo, a autarquia diz “não compreender a preocupação do PSD”.
Recorde-se que a Estratégia Local de Habitação aprovada em Valongo, que servirá de suporte à candidatura ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação para “garantir a todos o acesso a uma habitação digna e adequada, bem como definir e programar a intervenção municipal no domínio da habitação nos próximos seis anos”, vai abranger 855 famílias, mais de 1800 pessoas, prevendo-se um investimento que ultrapassa os 41 milhões de euros.