O atleta vencedor do prémio fair play dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, Braima Dabó, vai participar na prova de 10 quilómetros do programa da Corrida do Carnaval, uma parecia da Câmara de Lousada e da Runporto.
Braima Dabó, apelidado de “herói do fair play”, ficou celebrizado por ter ajudado o colega Jonathan Busby a terminar a prova dos 5000 metros nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, competição que decorreu no Qatar.
Desta feita, o atleta volta à estrada, mas para participar na prova de 10 quilómetros do programa da Corrida do Carnaval.
Refira-se que a competição vai contar com a presença Rui Muga, do Clube Académico de Mogadouro) que já venceu a corrida por três vezes. A Corrida de Carnaval conta, também, com a presença de Nuno Costa, do CD S. Salvador do Campo, Fábio Oliveira, da ACD S. João da Serra, Fernando Lemos, do CF Oliveira do Douro e Ricardo Moreira, do FC Penafiel.
No escalão feminino, destaque para a presença de Silvana Dias, do CD S. Salvador do Campo, vencedora da prova em 2017, uma das candidatas à luta pelos lugares do pódio, Rosa Madureira, da AD Marco 09, vencedora em 2014, Daniela Cunha e Sónia Ferreira, ambas do SC Braga.
A prova irá passar pelo interior do Estádio Municipal de Futebol, na pista de atletismo, e desenrola-se pelas principais avenidas da vila de Lousada.
Além da corrida, que tem uma extensão de 10 quilómetros, vai realizar-se uma caminhada com a extensão de seis quilómetros.
Paralelamente à corrida e caminhada, a organização vai premiar a melhor máscara, os melhores fatos e disfarces, num concurso de máscaras que se prevê seja animado e participado.