O Município de Valongo venceu o ‘Europeanmobilityweek award” 2021, prémio da Semana Europeia da Mobilidade, subordinada ao tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”.
Esta é uma distinção que reconhece “as excelentes acções desenvolvidas pelos municípios e como estes promoveram, com sucesso, a mobilidade urbana sustentável”, durante a Semana Europeia da Mobilidade, que se realizou de 16 a 22 de Setembro.
“É um enorme orgulho vencer mais um prémio atribuído pela Comissão Europeia, com o objetivo de incentivar e promover ações em prol da mobilidade e do ambiente”, frisou o autarca de Valongo, relembrando que se apresentaram 3184 candidaturas, das quais 86 portuguesas.
José Manuel Ribeiro, que esteve em Bruxelas esta segunda-feira para receber o prémio, disse ainda que este reconhecimento é uma motivação “para continuar a trabalhar mais e melhor”. Porque “mais do que uma recompensa pelos vários anos de trabalho que temos desenvolvido para melhorar a mobilidade e o ambiente, este reconhecimento mostra-nos que vale a pena continuar a apostar em iniciativas de consciencialização, não só em ações de mobilidade sustentável de forma leve e divertida, mas também em medidas permanentes para incentivar uma mudança de consciência e de comportamento dos cidadãos”.
A criação de áreas atraentes para pedestres e a melhoria e implementação de rampas para cadeiras de rodas novas em todas as freguesias do concelho, foram alguns dos aspetos tidos em consideração pelo júri para a seleção de Valongo, na categoria dos municípios com menos de 100.000 habitantes, especificou a autarquia, em comunicado.
As soluções de mobilidade urbana sustentável, resultantes da implementação dos planos de Mobilidade Urbana Sustentável e de Acessibilidade para todos, foram também valorizados pelo júri.
O município de Valongo tem apostado em ações permanentes, designadamente o aumento e criação de áreas pedonais, o alargamento de passeios, a criação de rampas para cadeiras de rodas, a melhoria da sinalização sonora e luminosa nos semáforos, a melhoria de condições de paragem nas linhas “Bus”, a criação de infraestruturas para estacionamento de bicicletas, a criação de ciclovias e da rede de Ciclismo urbano. Para além disso, prossegue a Câmara Municipal, a criação de uma via que pretende ligar da nascente até à foz um rio com grande importância ao nível da área Metropolitana do Porto e que atravessa quatro municípios – o rio Leça, a troca da frota de veículos do município por veículos elétricos, têm sido outras das políticas desenvolvidas
Para além destas iniciativas, Valongo enquanto vencedor do prémio europeu Green Leaf, tem em agenda diversas iniciativas para incrementar a mobilidade urbana sustentável, visando salientar os benefícios para o ambiente, e para a saúde e qualidade de vida do cidadão.
“Fiéis a uma estratégia firme e consolidada em matéria de ambiente e mobilidade, tentamos sempre fazer mais e melhor envolvendo ativamente a comunidade. A neutralidade carbónica é um grande objetivo e estamos a dar passos consistentes para a alcançar. É por isso com muito gosto que vemos estes esforços reconhecidos, o que nos mostra também a convergência e o alinhamento do município de Valongo relativamente às estratégias europeias nesta matéria”, acrescentou José Manuel Ribeiro.
De acordo com o autarca, a transformação do concelho é uma realidade, que tem vindo a ser concretizada e que pode ser comprovada através da observação das novas interações no concelho.