O município de Valongo recebeu 46 propostas de municípios de quatro continentes, no âmbito do projeto ‘Rede Local4Action Hub’, que visa que visa reconhecer e amplificar políticas de grande impacto que, por meio da ação local, vão impulsionar uma transformação global.
Os projetos chegaram da Europa, América, Africa e Ásia, o que mostra a “importância e oportunidade” da Organização Mundial das Cidades Unidas e dos governos locais, United Cities and Local Government, ao promover esta iniciativa que atravessa o mundo.
Depois de rececionadas as propostas, e após a avaliação do júri, constituído por docentes e investigadores da Universidade de Aveiro, parceiro científico do projeto, foram selecionadas sete propostas de Portugal e cinco de países estrangeiros, como a Argentina, Espanha, Irão e Zimbabué, onde o tema central versa sobre as mulheres, crianças, jovens e idosos.
Dado o interesse demonstrado e a qualidade das propostas recebidas, os municípios que não foram selecioandos foram convidados a participar na iniciativa enquanto observadores, beneficiando das ações de formação e acompanhando o desenvolvimento dos projetos selecionados.
Este é mais um projeto, a que Valongo se associa, para promover mecanismos que sejam “ferramentas de reforço da Democracia Representativa, designadamente ao nível local” e que resultem num “o espaço da democracia de proximidade”, salienta o autarca de Valongo.
José Manuel Ribeiro explica que “o Hub tem como objetivo primordial contribuir para a melhoria da qualidade da democracia local”, sendo objetivo do município “ir mais além na governação democrática no espaço local”, porque não se pode permitir que o desconhecimento ou a ausência de integração, por exemplo, amputem uma comunidade e o seu desenvolvimento, pois “a diversidade e equidade nos processos participativos é crucial para garantir a utilidade e valor social” da cidadania.
“Só eliminando a desconfiança e a ignorância em torno dos processos públicos de funcionamento das Democracias Locais é que será possível agregarmos eficazmente a população e integrá-la numa comunidade informada, capacitada, ativa, consciente e desperta para enfrentar todos os desafios e oportunidades”, concluiu o edil.