Verdadeiro Olhar

Valongo: Peça da Retorta Teatro conquista cinco prémios no Concurso Nacional de Teatro

Nomeada para várias categorias do XVIII CONTE – Concurso Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho 2023, a peça ”Até que a boda nos separe”, da Retorta Teatro, conquistou cinco prémios, entregues no passado fim-de-semana, na Póvoa do Lanhoso.

A encenação venceu nas categorias de Melhor Desenho de Luz (João Octávio Pereira), Melhor Sonoplastia (Flávio Oliveira), Melhor Cenografia (Octávio Pereira, Agostinho Oliveira, João Paulo Pereira e Hélio Rebelo), Melhor Interpretação Secundária Feminina (Ana Sousa) e Melhor Interpretação Secundária Masculina (Vitor Hugo Oliveira), anunciou o grupo.

A peça estava ainda nomeada para os prémios de Melhor Guarda-Roupa, Melhor Encenação e Prémio Ruy de Carvalho – Melhor Espectáculo, mas não ganhou.

Recorde-se que a Retorta Teatro já conquistou inúmeros prémios em várias edições do CONTE e também noutros festivais de teatro.

“Até que a boda nos separe” tem texto, dramaturgia e encenação de Laura Avelar Ferreira. Estreou em Abril de 2022 no Fórum Cultural de Ermesinde. “Imaginem um casamento em que as famílias do noivo e da noiva se conhecem quando se juntam à mesa para almoçar. Será pacífico, agregador, emocional, alegre? Que surpresas estão reservadas para a boda? Esta história fala-nos do nosso tempo: vertiginoso e fugaz. Atira-nos para a desumanidade, lembra-nos da falta de empatia e tolerância a que nos habituamos, obriga-nos a ver de frente a facilidade com que julgamos e acusamos o próximo. Mas também nos fala do amor, enquanto arma que combate quase tudo”, lê-se na sinopse.

O CONTE – Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho realizou-se no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, entre os dias 4 de Fevereiro e 11 de Março, quando se realizou a cerimónia de entrega de prémios. Foi organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, pela Federação Portuguesa de Teatro e pela Fundação INATEL.