Verdadeiro Olhar

Valongo: Paupério e Livraria Lello “casam” tradição e literatura e celebram bicentenário de Camilo Castelo Branco

Foto: Paupério (DR)

No dia em que se assinala o 119.º aniversário da Livraria Lello, conhecida como uma das mais belas livrarias do mundo, a Fábrica de Biscoitos Paupério, a mais antiga fábrica portuguesa de biscoitos, situada em Valongo, associa-se à celebração do bicentenário do escritor Camilo Castelo Branco com uma criação especial que une tradição e literatura.

Neste dia marcante, a Livraria Lello deu início a um ano de homenagens à obra do escritor, começando pela sua obra-prima “Amor de Perdição”. O desafio lançado à Paupério foi claro: “criar uma sobremesa que invocasse o amor e que estivesse à altura de homenagear Simão Botelho e Teresa Albuquerque, os protagonistas da obra camiliana”, refere a unidade, em comunicado.

Foto: Paupério (DR)

A Paupério aceitou o convite com entusiasmo e, fiel à sua herança de 150 anos, criou “Simão e Teresa”, uma reinvenção do clássico “Romeu e Julieta”. A sobremesa “combina a sua tradicional e artesanal marmelada dos namorados com queijo de vaca açoriano e utiliza como base a icónica Bolacha Francesa Paupério, num casamento perfeito de sabores que celebra o amor e a literatura”.

Tradição e Literatura: Uma união especial

A associação entre a Paupério e a Livraria Lello reforça a importância de preservar a tradição portuguesa, unindo a arte da confeitaria à riqueza da literatura nacional. “Na Paupério, acreditamos que a tradição é uma forma de contar histórias. Ao lado da Livraria Lello, celebramos não só os nossos 150 anos, mas também o legado de Camilo Castelo Branco, um dos maiores nomes da nossa literatura”, destaca Eduardo Sousa, administrador da Paupério.

A escolha da sobremesa baseou-se no conceito de “amor à portuguesa” e na força do simbolismo da marmelada e do queijo – uma combinação simples, mas repleta de significado. “A Bolacha Francesa, que usamos como base, remete-nos para a elegância e a delicadeza, enquanto a Marmelada dos Namorados simboliza o carinho e a dedicação que colocamos em cada produto que criamos”, acrescentou ainda Eduardo Sousa.

Foto: Paupério (DR)

A sobremesa “Simão e Teresa”

O resultado deste desafio foram seis bolos e centenas de pequenas sobremesas que estiveram presentes nas celebrações do aniversário da Livraria Lello. “Simão e Teresa” não é apenas uma sobremesa, “é uma homenagem ao legado literário de Camilo Castelo Branco e ao poder transformador da tradição”, destaca ainda a fábrica de biscoitos que tem mais de 150 anos de história.