Dois projectos da Câmara de Valongo estão nomeados para os prémios Municípios do Ano Portugal 2021, promovidos pela Universidade do Minho através da plataforma UM-Cidades. São eles o SEDL – Partilha de experiências e casos de sucesso na Democracia Local, na categoria Área Metropolitana do Porto, e o VOAHR Municípios (Voluntariado Organizado para uma Acção Humanitária de Referência), na categoria Intermunicipal, já que integra mais municípios da Área Metropolitana do Porto /Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa Varzim, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia).
A entrega dos prémios acontece na cidade do Funchal, no dia 2 de Dezembro de 2021.
Segundo o município, estes prémios têm como principal objectivo “reconhecer e premiar as boas práticas em projectos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade”.
“A Semana Europeia da Democracia Local (SEDL) é um evento pan-europeu que decorre por volta do dia 15 de Outubro, como um tributo à Carta Europeia da Autonomia Local. A Câmara Municipal de Valongo participa activamente na SEDL, desde 2014, com o objectivo de estimular a cidadania e a democracia participativa. Este evento reúne um conjunto de iniciativas diversificadas, tais como conferências, inaugurações, cursos breves, teatro, prática desportiva e exposições. A participação na SEDL é gratuita e aberta ao público em geral”, lembra a autarquia, em nota publicada no site da Câmara Municipal. Já sobre o VOAHR Municípios, é referido que se trata de uma IIES – Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social – financiada pela iniciativa Portugal Inovação Social e promovida pela Associação Pista Mágica que “nasce da necessidade de dinamizar o voluntariado a nível local, envolvendo todo o tipo de agentes de voluntariado (voluntários, organizações da economia social, sector público, empresas e entidades educativas)”. “Com início em Outubro de 2018 e término em Dezembro de 2021, a iniciativa intermunicipal conta com o peso do investimento social de 14 municípios da AMP”, lê-se ainda.