A Câmara Municipal de Valongo distinguiu, no âmbito das comemorações dos 180 anos do concelho, várias figuras e personalidades que se notabilizaram pelo trabalho, dedicação e mérito, nas mais diversas áreas, e que contribuíram para o desenvolvimento e afirmação do concelho.
Entre as personalidades distinguidas encontram-se figuras ligadas à área do associativismo, cultura, desporto e no domínio social.
O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacou a importância deste evento com a necessidade de manifestar o reconhecimento do município às personalidades que contribuíram para a afirmação do território.
“Uma comunidade que não lembra o passado, que não tem orgulho pelo seu passado tem um mau presente e, seguramente, terá um mau futuro. Numa terra como Valongo, onde residem quase 100 mil habitantes, é determinante afirmar a nossa identidade sob pena de cairmos numa lógica suburbana e periférica”, disse, referindo-se às personalidades distinguidas como um dos activos mais preciosos do município, que partilham a mesma paixão e preocupação pelo concelho, a sua matriz e os seus valores.
Na sua intervenção, o chefe do executivo relevou o facto de o concelho de Valongo ser um território com uma identidade cultural, que dispõe de um conjunto de produtos e activos que são a imagem de marca do concelho e que importa valorizar e potenciar. “Há um conjunto de marcas e elementos que definem o concelho, nomeadamente o brinquedo tradicional de Ermesinde e Alfena; o património religioso, a Igreja de Santa Rita; as bugiadas e mouriscadas, a maior festa de máscaras do mundo, que se realiza no Sobrado; entre outros produtos que estão a ser mobilizados numa estratégia de desenvolvimento capaz de atrair visitantes”, expressou, referindo-se, também, à ardósia, em Campo, e à panificação, nomeadamente a regueifa e o biscoito, como activos fundamentais para a estratégia de promoção do município.
José Manuel Ribeiro aludiu, também, ao Parque das Serras do Porto, que integra os concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes, um território riquíssimo em património natural e cultural e com excelentes condições para actividades ao ar livre.
O responsável pelo executivo manifestou ainda, que Valongo dispõe de uma variada tradição histórico-cultural, relevando o trabalho realizado pela comissão de honra, equipa que durante um ano organizou as comemorações dos 180 anos do concelho. “Deixo uma palavra de apreço à Comissão de Honra que conseguiu identificar uma lista de 79 pessoas que foram, hoje, reconhecidas e que podem servir de inspiração para o futuro. Sei que tudo o que foi feito vai dar origem a uma publicação que irá ser enviada posteriormente a vários elementos da sociedade”, afiançou.
Apresentado novo produto gastronómico
No âmbito das comemorações dos 180 anos do concelho foi, também, apresentado um novo produto gastronómico (prato e sobremesa), uma iniciativa da Câmara de Valongo e da APHORT (Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo), integrada no programa Prove, da autoria dos chefs Jorge de Sousa e Filipe Moreira.
O produto gastronómico baseia-se nas tradições e na história, alimentares e culturais do concelho e constitui uma aposta no sentido de qualificar e modernização da oferta gastronómica local.
O Prove consiste um desafio que oferece a possibilidade de criar novas receitas e/ou pratos inovadores e diferenciadores, inspirados nas tradições gastronómicas, alimentares e culturais, incluindo obrigatoriamente os produtos da região. O objectivo principal é a promoção da gastronomia local e tradicional do Município junto dos turistas. O desafio foi lançado aos restaurantes, pastelarias e confeitarias do concelho na sessão de apresentação do projecto teve lugar dia 14 de Março, no Museu Municipal de Valongo.
Lista de Homenageados
Adérito Ferreira de Moura
Agostinho Dias Pinto
Albino da Silva Martins Poças
Alexandre Paulo de Aguiar Falcão
Álvaro Pereira
Américo Carneiro Moreira
Antonieta Alves Moreira
António Abel da Silva Santos
António Abreu Teixeira
António Manuel Esteves Monteiro
António Fernando Ferreira Santos
António José Almeida da Rocha Felgueiras
António José Cruz Sousa Vale
António Martins Pereira
António da Silva Cunha
Armando Guimarães Pedroso
Artur da Conceição Ferreira
Artur José Alves Oliveira
Augusto Ferreira Bento
Aurélio dos Santos Ferreira
Be-Dom / Miguel Ferreira
Delfim Alberto Moreira Santos Pires
Delfim José Teixeira Moreira
Diamantino Manuel Pinto Fernandes
Domingos Marques das Neves
Ernesto Almeida Mendes
Felisbina Moreira das Neves
Francisco José Marques Santos Pires
Henrique Queirós Rodrigues
Isilda Araújo
Jacinto Correia Araújo Soares
João Carlos Santos Castro Paupério
João Melo Costa
João Rafael Koehler
João da Silva Peixoto
Joaquim Augusto Carvalho dos Santos
Joaquim Fernandes Oliveira
Joaquim Leão
Joaquim Alberto Ferreira Penela
Joaquina Rosa Moreira Rodrigues da Silva Dantas
José Afonso Teixeira Magalhães Lobão
José Alberto Reis
José Barbosa Ferreira Alves
José Joaquim Alves Nora
José Joaquim Dias Rebelo
José Manuel Macedo
José Manuel Pereira
José Miguel Lopes Cunha Marques
José Rodrigo Sousa Magalhães
Júlio Alexandre Ferreira Penela
Júnior Sampaio
Laurindo Marques Barbosa
Lisete da Conceição Martins Paranhos de Oliveira
Luis Borges Martins
Luís Miguel Ismael
Manuel Aires Batista
Manuel António Pinto Suzano
Manuel Augusto Dias
Manuel António dos Santos Carneiro
Manuel Fernando Soares da Silva
Manuel Joaquim da Silva Pinto
Manuel Rocha Ferreira
Manuel da Silva Poças
Manuel Valdrez
Margarida Mª Abreu de Sousa Aguiar
Maria Antónia Ferreira Sousa
Maria do Carmo Gonçalves Dias
Maria Eduarda Nicolau Ferreira
Mª da Trindade Morgado do Vale
Maria Vilaça
Martinho Fernando da Silva Abreu
Nelson de Camões Castro Neves
Paula Maria Pinto Ferreira Sinde Monteiro
Rosa Maria Martins Rocha
Rui Vinhas
Sebastião Martins Luis Brás
Timoteo Costa Silva
Vicente António Nunes da Silva
Vitorino da Silva Neves