O FolkFest Alfena, a Bienal Internacional de Folclore da Cidade de Alfena, está de regresso para mais uma edição que decorre de 31 de julho a 6 de agosto.
Estarão presentes delegações vindas do ribatejo, em Portugal, da Eslovénia, da República Checa e da Macedónia do Norte, que vão acompanhar a organização, o Grupo de Danças e Cantares de Alfena da ASPRECA.
Os convidados vão ser os protagonistas da animação, que inclui um périplo pelas estruturas residenciais para a terceira idade e para a deficiência, em Alfena, além da obra social da cidade.
Nas noites de 31 de julho a 3 de agosto está prometido “contacto com o público e à sua envolvência”, refere a organização, acrescentando que, “cada país fará uma pequena demonstração daquilo que é a sua música tradicional, jogos, danças, passando pelas jóias da doçaria e bebidas tradicionais”.
A 2 de agosto, é a vez da rede de museus de Valongo receber uma visita, assim como “as ruas da capital do concelho”, onde está prometida “música e canto ao ar livre, em formato de flash mob”.
A FolkParade garante, a 4 de agosto, que vai “pintar a Av.ª Dr, Francisco Sá Carneiro, no centro da cidade de Alfena, com cor, música e animação”. A abertura do desfile está a cargo d’Os Filhos da Pauta, através do seu grupo de bombos.
Um dia depois, terá lugar uma caminhada pelos eixos antigos de Alfena, com a participação da Al Henna, que vai estar recheada de detalhes históricos sobre os santos pesteiros em Alfena, e influências árabes no território.
À noite, a Grande Gala FolkFest anima os jardins do Centro Cultural de Alfena, com “muitas surpresas e a promessa de uma agradável noite multicultural”, sendo que a cerimónia de abertura e de encerramento contará com a presença do Estúdio Próximo Passo, explica ainda a organização.
Será uma verdaddeiro “enchente de cultura tradicional popular dos povos visitantes a Alfena” e que começa já na próxima segunda-feira.