A Festa da Bugiada e Mouriscada vai acontecer este sábado, dia 24 de junho, em Sobrado, Valongo.
Considerada pela autarquia como “uma das mais importantes manifestações culturais do país”, este evento envolve “centenas de sobradenses” que, “ao longo de todo o dia, percorrem as ruas da freguesia representando uma lenda secular que engloba mouros e cristãos”.
“A Bugiada e Mouriscada é uma das maiores e mais genuínas tradições de Portugal”. Trata-se de “uma manifestação cultural ímpar em todo o mundo, que acontece uma única vez por ano, no dia de São João”, no Largo do Passal.
A ‘Bugiada e Mouriscada’, uma das logomarcas de Valongo, integra-se nas Festas de São João, de Sobrado.
São cerca de 1000 participantes trajados que dão cor e vida à tradição ancestral, que todos os anos atrai dezenas de milhares de visitantes.
A edilidade lembra que, esta festividade, “única no mundo, está classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, integrando também a Rede da Máscara Ibérica”.
“Com o intuito de uma maior valorização e promoção, esta festividade popular encontra-se em processo de estudo científico, por uma equipa da Universidade do Minho, para ser inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”, destaca o município.