A EB1/JI de Sampaio, em Ermesinde, em Valongo, vai acolher o projeto ‘Sampautas’ que visa a coesão social e cultural, conjugando metodologias inovadoras e únicas de inclusão pela arte, fortalecendo laços na comunidade.
A sessão pública de apresentação desta iniciativa realiza-se no dia 10 de novembro, entre as 10h00 e as 12h00, revela a autarquia.
O Sampautas pretende “misturar Sampaio com a magia da música, utilizando esta forma de arte como o veículo prioritário na criação de condições para uma maior coesão social”e que vai envolver os alunos do 1º Ciclo da escola EB1/JI e suas respetivas famílias, explica a autarquia.
A iniciativa vai abranger cerca de 150 pessoas, “potenciando, ao longo dos seus três anos de implementação, a supressão das carências de oferta cultural e social que se verificam neste território”.
Financiado pelo ‘Programa Escolhas’, o Sampautas foi o único projeto que obteve aprovação em todo o concelho de Valongo, 9.ª Geração que agora arranca e que vai vigorar até 30 de setembro de 2026.
O ‘Escolhas’ já beneficiou 460 mil crianças e jovens, através de 800 projetos em todo o país.
Face às edições anteriores, a 9.ª Geração do «Escolhas» vai contar com um reforço de projetos nas áreas da cultura, apostando na inclusão pela arte, e do desporto, dimensões fundamentais no desenvolvimento das crianças e jovens e na promoção da coesão social.