Verdadeiro Olhar

Valongo é finalista na corrida a Pioneira ‘Verde Europeia de Turismo Inteligente 2024’

Foto: Comissão Europeia (DR)

Valongo é finalista na corrida a ‘Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2024’, revela a Comissão Europeia ao anunciar as cidades pré-selecionadas.

O galardão será atribuído à cidade que demonstre uma dedicação excecional à tarefa de moldar o futuro do turismo sustentável e inovador. Assim, e no âmbito do Turismo Inteligente, a Comissão Europeia lançou dois concursos para a Capital Europeia e a Pioneira Verde de Turismo Inteligente para promover o turismo inteligente e sustentável na UE, estabelecer redes e fazer crescer os destinos, bem como para facilitar o intercâmbio de melhores práticas.

Assim, Valongo (Portugal), Grevena (Grécia), Grosseto (Itália) e o Geoparque Mundial da UNESCO de Karawanken-Karavanke (Áustria/Eslovénia) convenceram os peritos em sustentabilidade com as suas candidaturas e foram selecionadas entre 11 destinos candidatos. Descubra mais detalhes sobre cada um dos destinos pré-selecionados.

Agora, os finalistas vão apresentar as suas propostas a um júri europeu, que vai selecionar a ‘Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2024’. O destino vencedor será posicionado como um pioneiro da sustentabilidade do turismo, comprometido com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, e vai beneficiar de comunicação especializada e apoio promocional ao nível da UE ao longo de 2024.

O concurso esteve aberto a cidades da União Europeia e a países externos à UE elegíveis para o programa Single Market. Um painel de peritos em sustentabilidade avaliou as candidaturas apresentadas.

O concurso Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente sucede o concurso Destino Europeu de Excelência (EDEN), lançado pela Comissão Europeia em 2007 para reconhecer destinos turísticos sustentáveis não tradicionais emergentes na Europa.

Ser nomeada Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2024 serviria de inspiração para outros destinos turísticos na Europa. Além disso, melhoraria o perfil da cidade vencedora como principal destino turístico, atraindo visitantes e promovendo o crescimento económico sustentável.