Há umas semanas atrás, e numa tentativa baixa de marketing político, o PS forçou o chumbo da revisão orçamental apelidando os partidos da oposição de “terroristas”! O chumbo “preparado” era simplesmente a promoção da estratégia de vitimização que o atual presidente da câmara adora, mas que não é subscrita por todos: por exemplo, em Alfena os membros da assembleia de freguesia eleitos pelo PS condenaram o flyer mentiroso distribuído pelo próprio partido naquela freguesia e na assembleia municipal um deputado do PS disse não concordar com a estratégia e lembrou ao presidente da câmara um facto que este ignora constantemente, que é que o PS não possui maioria e portanto deverá sempre conversar com os restantes partidos.
Ora a concertação com os restantes partidos teve mesmo que acontecer. A contragosto, o PS reuniu com os partidos que compõe a oposição e aceitou rever o documento inicial.
Assim, por proposta do PSD, foram introduzidas as seguintes alterações: inclusão de uma verba para aquisição de um terreno para a construção da Piscina de Campo e Sobrado; introdução de um verba para o apoio à construção do edifício da junta de Alfena; inscrição de um montante para resolver o problema da falta de condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida à Sala das Artes e ao auditório António Macedo em Valongo; a abertura de uma rúbrica para a beneficiação do complexo desportivo Montes da Costa. Estas propostas juntavam-se ao aumento do apoio aos Bombeiros de Valongo e Ermesinde bem como ao comprimento do apoio prometido, pelo presidente da câmara, à Casa do povo de Ermesinde. Lamenta-se, no entanto, a falta de disponibilidade do PS para melhorar as condições do Pavilhão da Bela, justificado com o falso argumento da copropriedade do imóvel com a junta de freguesia de Ermesinde, argumento não considerado noutro tipo de equipamentos e que mais parece uma chantagem politica à população local.
Como se pode verificar, e ao contrário do que o PS dizia no inicio deste processo, o orçamento municipal foi melhorado com o contributo que recebeu dos partidos da oposição e em especial do PSD. E não fosse o circo criado pelo PS e este processo teria, como deveria ser, outra dignidade.
Parabéns Ermesinde SC 1936! No passado dia 14 de maio, o Ermesinde Sport Clube 1936 sagrou-se Campeão da Divisão de Honra e consequentemente subiu à Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto. O mérito é ainda mais relevante tendo em conta as dificuldades que o clube enfrentou desde o arranque da época, perante a eventualidade de despejo das instalações, bem como com as parcas condições do Estádio de Sonhos. Não obstante os obstáculos, o Ermesinde Sport Clube 1936 tem vindo a demonstrar empenho e grande profissionalismo, alcançando todas as épocas resultados que lhe têm granjeado a subida de divisão. Na última reunião de Câmara, por proposta dos Vereadores do PSD, foi aprovado um Voto de Louvor à instituição de Ermesinde que é motivo de orgulho desportivo e que projeta a Cidade de Ermesinde e o Concelho de Valongo. Aos jogadores, aos dirigentes, à equipa técnica, aos adeptos, aos Ermesindenses os meus sinceros parabéns!