Ora diz-se por aí que a Câmara nunca pagou a 10 dias e que governar com o PAEL é horrível; pois bem, quem o diz não sabe o que diz ou então não diz o que sabe! Se o Município de Valongo é hoje uma pessoa de bem deve-o em primeiro lugar ao facto de ter podido aderir ao PAEL e com isso liquidar a sua dívida de curto/médio prazo proveniente da realização de grandes investimentos (ex: parque escolar). Aliás o PS foi contra o PAEL mas nunca se opôs às grandes obras que levaram o município a endividar-se. Em segundo lugar, deve-se ao novo regime financeiro das autarquias locais que impôs princípios de controlo orçamental e da prevenção de situações de desequilíbrio financeiro nas autarquias, nomeadamente em Valongo.
Diz-se também por aí que o atual executivo herdou mais de 100 processos em tribunal e que o risco dos mesmos é superior a 12 milhões. Ora quem diz isto não é sério porque se o fosse não expunha desta forma os Valonguenses nem o município. Socorrendo-me da mesma esperteza saloia é possível dizer que em 2014 e 2015 entraram 18 processos contra o município e o risco dos mesmos é superior a 3,3 milhões de euros. Porque não fala o PS/Valongo disto?
Diz-se por aí que Valongo é um dos municípios mais transparentes. Muito bem, mas nós queremos mais! Queremos também que a Câmara responda em tempo útil à Assembleia Municipal, que os Vereadores da oposição tenham respostas às suas questões (diga-se respostas sérias!), que os Presidentes de Junta sejam respeitados e tratados de forma igual respeitando-se a autonomia dos órgãos a que legitimamente, por via do voto, também presidem. Queremos que no site da Câmara, no separador “saiba quanto custou”, sejam divulgados e especificados não só os custos internos, mas também os custos externos que a título de exemplo, só na festa da regueifa e do biscoito ascenderam a mais de 34 mil euros. Queremos também que o site publique os ajustes diretos do Sr. Presidente, de que é exemplo (contrariando a própria câmara) o efetuado ao escritório de advogados do deputado socialista Ricardo Bexiga. Mas outros ajustes há sem que a câmara se pronuncie: exemplo do ajuste, no valor de 20.800,00€, para a elaboração de um livro sobre a história de Valongo ou do ajuste, no valor de 28.905,00€, para a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento urbano. Era importante todos conhecermos estes e outros ajustes!
Para terminar e fugindo um pouco aos factos concelhios diz-se por aí que Marcelo Rebelo de Sousa vai ganhar as eleições presidências à primeira. Eu espero que sim! Pela sua grande experiência, pela sua preparação e pelo seu sentido de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa é sem dúvida o melhor candidato nestas eleições presidenciais.