Verdadeiro Olhar

Valongo cortou a fita à ‘Casa da Trilobite’ que divulga e salvaguarda património geológico do município

Foto: Google Maps

Já abriu portas a ‘Casa da Trilobite e do Património Geológico’, em Valongo, um espaço dedicado “à promoção das marcas identitárias do concelho que incluem a icónica trilobite”.

Esta nova estrutura resulta da “valorização e adaptação do espaço expositivo/museológico da Casa-Museu Dias de Oliveira”, tendo como principal objetivo transformar este espaço “numa referência incontornável para divulgação, investigação e salvaguarda do importante património geológico e paleontológico da região, tanto a nível local como nacional”. As palavras são do autarca local, José Manuel Ribeiro que salienta ainda que “este projeto é o corolário do trabalho desenvolvido ao longo dos anos em torno da logomarca trilobite e do seu rasto de história”.

A Casa vai ter uma exposição permanente, que “convida à realização de uma viagem imaginária no tempo geológico, dando a conhecer a história geológica de Valongo”, para além de uma sala multiusos “destinada ao estudo e investigação, com acesso a bibliografia científica e outros trabalhos desenvolvidos da região e em Portugal, nos domínios da geologia e paleontologia”.

A “Casa da Trilobite e do Património Geológico” tem uma sala laboratório, de conservação e restauro, que servirá para a preparação, conservação e acondicionamento da coleção paleontológica do município de Valongo, bem como das doações de fósseis de outras entidades e particulares, dando ainda apoio ao estudo de novas amostras, de forma a contribuir para o conhecimento científico.

Um pátio exterior, um espaço ao ar livre, para a dinamização de atividades lúdico-educativas com uma caixa de areia para a descoberta de fósseis (réplicas) são outras das ofertas desta nova estrutura que inclui ainda dois jardins, um paleobotânico, com espécies de plantas consideradas “fósseis vivos”, e outro geológico, com amostras de rochas das diferentes formações geológicas do concelho.

A casa está situada na Rua Dias Oliveira e vai funcionar de terça a sexta, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Aos sábados, domingos e feriados, abre portas das 9h30 às 13h00. Às segundas feiras, estará encerrado. 

Trilobite tem forte relevância no território de Valongo

As trilobites são artrópodes marinhos que viveram há mais de 500 mil anos e representam um dos grupos de organismos mais importantes do registo fossilífero da Era do Paleozoico. Encontram-se espalhadas por todo o mundo, assumindo particular relevância no nosso território, associadas ao anticlinal de Valongo, o que confere a esta área um enorme valor patrimonial.

Os fósseis de trilobites são de grande importância, porque podem revelar informações paleoambientais (fósseis de ambiente), que permitem a reconstituição do ambiente que habitavam e da região na qual ficaram preservados, bem como informações sobre a idade das rochas onde se encontram (fósseis de idade), possibilitando a sua correlação com estratos semelhantes noutras regiões, por vezes a distâncias consideráveis.

A sua designação deve-se ao facto de se dividir em três lobos, quer no sentido longitudinal (céfalo, tórax e pigídio), quer no sentido transversal (um central e dois laterais).