A cidade de Valongo foi palco da Gala dos Campeões Campeonato Portugal de Trial 4×4 de 2019.
Na classe UTV/Buggy Carlos Martins e João Pinto foram consagrados com o prémios de melhor piloto, melhor navegador e também melhor equipa.
O prémio de melhor piloto, o melhor navegador e a melhor equipa da classe Promoção foi para João Fernandes foi bi-campeão de Promoção em 2016 e 2017.
Na categoria Extreme, a Team Rafael & Gomes com pai e filho a receberem o prémio de melhor piloto e melhor navegador, em ano de estreia.
Na classe Proto, a Team RJ 69 foi distinguida como melhor equipa, melhor piloto e melhor navegador. A equipa Auto Higino esteve também, em destaque nesta gala, tendo conquistado inúmeros títulos e seis provas, sido tri-campeões da classe Super Proto a nível de equipa e piloto e alcançaram o primeiro bi-campeonato em termos absolutos.
A gala consagrou, igualmente, Luís Moreira que ganhou o troféu de melhor navegador da classe Super Proto, enquanto Miguel Costa levou para casa uma dupla distinção: o troféu Nuno Graça e a taça de melhor navegador absoluto de trial 4×4.
A equipa Team Rj69 foi premiada com o Prémio fair Play, por votação das equipas presentes na cerimónia.
Já o piloto Rui Rocha, da mesma equipa, foi agraciado com o prémio carreira.
O piloto Luís Bacelo venceu o prémio dedicação e António Henriques e João Fernandes foram ambos distinguidos com o prémio prestígio.
A gala encerrou o segundo ano de uma competição organizada sob a tutela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
As novidades da época 2020 serão reveladas na apresentação oficial do Campeonato Portugal de Trial 4×4, a 1 de Fevereiro, em Mangualde.