Verdadeiro Olhar

Valongo: ‘Bugiada e Mouriscada’ de Sobrado distinguida com Selo Rotas do Norte

A iniciativa ‘Bugiada e Mouriscada de Sobrado’, em Valongo, foi distinguida com o Selo Rotas do Norte. O pedido de adesão foi submetido pela Câmara Municipal local, com o apoio da Associação São João de Sobrado, e teve em consideração a “importância, dimensão e valores histórico-culturais e identitários deste bem patrimonial que integra o conjunto das nove logomarcas identitárias do Município”.

Instituído pela CCDR NORTE e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o selo Rotas do Norte integra uma estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, tendo em vista o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na Região Norte.

É condição de acesso ao Selo o necessário cumprimento de uma série de critérios de reconhecimento, os quais a Bugiada e Mouriscada de Sobrado reúne. A Comissão de Gestão das Rotas do Norte “considerando o valor patrimonial e atratividade turística do Bem” procedeu à distinção da Bugiada e Mouriscada de Sobrado com o Selo e propôs a sua integração na Rota “Património Imaterial a Norte”.

Todos os anos, a 24 de junho, Bugios e Mourisqueiros dão vida a uma curiosa e invulgar lenda que tem no seu cerne uma disputa pela posse de uma imagem de S. João. Trata-se da festa sanjoanina da Bugiada e Mouriscada,  “uma manifestação cultural tradicional e autêntica, sem paralelo a nível mundial, cada vez mais fortalecida, mais dinâmica, mais viva, dada a dedicação entusiástica da comunidade sobradense que se une intensa e apaixonadamente em torno da festividade e da devoção ao Santo”, sublinha a autarquia.

Assim, no dia de S. João, em Sobrado, acontecem rituais, encenações e muitas danças. “Há cor, brilho e exuberância, há música e alegria. Há, também, emoção, “lágrimas” e conflito, este miraculosamente resolvido pela interceção do Santo, através da Serpe”.