Verdadeiro Olhar

Valongo aposta na tecnologia led para reacender toda a iluminação pública

Foto: I.R.M./Verdadeiro Olhar

A Câmara Municipal de Valongo quer reacender toda a iluminação pública do concelho e, mesmo assim, não aumentar os gastos com o consumo de electricidade. A fórmula passa por colocar um novo sistema de iluminação pública, substituindo todas as luminárias por novas de tecnologia Led. Para isso vai estabelecer um Contrato de Gestão de Eficiência Energética na Iluminação Pública, cujo concurso foi hoje aprovado por unanimidade em reunião de câmara.

4.754 lumináras encontram-se desligadas

A rede de iluminação pública de Valongo é constituída, actualmente, por 15. 693 luminárias, sendo que 10.939 estão ligadas e 4.754 estão desligadas desde o mandato anterior, no âmbito do PAEL. Segundo explicou o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, o custo anual com o consumo de electricidade cifra-se nos 1,3 milhões de euros.

Perante os inúmeros pedidos de munícipes para que se voltem a ligar todas as luminárias, a autarquia tem vindo a estudar, nos últimos dois anos, segundo explicou o vice-presidente, Sobral Pires, o “caminho para ter luzes todas ligadas e não aumentar os gastos”. O caminho encontrado foi, então, o da melhoria da eficiência energética , colocando lâmpadas Led em todo o concelho, o que significará uma poupança de 60 por cento. No modelo contratual que estará a concurso, depois de ser também submetido à apreciação da Assembleia Municipal, a empresa de serviços energéticos que vencer “fornecerá as soluções técnicas e o financiamento das medidas de eficiência energética, recebendo como contrapartida uma remuneração assente nas poupanças obtidas, durante um determinado período de tempo, sendo que tal remuneração depende directamente da quantidade de energia poupada na execução do contrato”. O contrato terá uma duração entre 6 a 16 anos.

De referir que para além da autorização da Assembleia Municipal, o Contrato de Gestão de Eficiência Energética na Iluminação Pública carece igualmente de parecer do Tribunal de Contas. José Manuel Ribeiro estima que durante o Verão do próximo ano já será possível ter toda a luminária Led instalada e a funcionar.