A Associação Parque das Serras do Porto, que integra os concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo, anunciou que foi, ontem, assinado um protocolo de cooperação entre a Junta de Freguesia de Valongo e a Metro do Porto, que resultará na reconversão de mais de sete hectares de eucaliptal, com plantação de 2960 sobreiros.
“Deverá ter lugar no outono, época mais propícia a este tipo de operação”, referem.
Na nota publicada, a Parque das Serras do Porto explica que a Junta de Valongo “tomou a decisão de não renovar um contrato antigo de exploração de madeira de eucalipto, estando a sua propriedade, na encosta poente da serra de Santa Justa, gradualmente a ser reconvertida para floresta nativa, com o envolvimento do Parque e do município de Valongo e contando com apoio técnico da Portucalea”.
A mesma fonte recorda que, em 2019, com a colaboração da LIPOR, foram reconvertidos cerca de quatro hectares, plantados com sobreiro e pinheiro-manso, na altura com co-financiamento do Fundo Ambiental. “A LIPOR continua a assegurar a manutenção da área ao abrigo do seu Programa Metro Quadrado e está inclusive a alargar a intervenção a mais dois hectares”, realça a Associação. “Com o envolvimento da Metro do Porto, vamos expandir este trabalho a mais 7,4 hectares, numa faixa que acompanha a cumeada, com largos benefícios ecológicos e paisagísticos. O comprometimento com a manutenção da área plantada é fundamental e foi também assumido por essa entidade”, sustenta.