A Câmara Municipal de Valongo entrega a chave de mais 15 habitações sociais numa cerimónia a realizar esta sexta-feira. Segundo a autarquia serão realojadas “condignamente nesta quadra natalícia 31 pessoas, incluindo 10 crianças”.
Apesar do esforço feito, reconhece o município, não há “casas em número suficiente para as necessidades do concelho”. “A Empresa Municipal Vallis Habita esforça-se por dar resposta aos casos mais dramáticos de uma lista com mais de 500 agregados familiares inscritos para habitação social”, explica a mesma fonte.
“No actual ciclo governativo, já foram entregues um total de 141 casas municipais com arrendamento apoiado, o que representa um investimento público superior a um milhão de euros, em obras de reabilitação dos imóveis”, já que cada intervenção custa, em média, oito mil euros, justifica a Câmara Municipal em nota de imprensa.
O município de Valongo dispõe de 1.098 habitações sociais em regime de arrendamento.
“As entregas de casas só podem realizar-se à medida que as habitações vão sendo desocupadas pelos anteriores moradores. Entretanto, é necessário realizar obras de recuperação em cada casa deixada vaga pelos anteriores ocupantes”, salienta a Câmara.