Chama-se “Vale do Côa: singularidades de um território” e é a mostra que vai estar patente, até dia 31 de Março, na Biblioteca Municipal de Lousada, numa organização da Fundação Côa Parque em parceria com o município local.
Trata-se de uma exposição de painéis fotográficos que permite ao visitante “abeirar-se da arte rupestre do Vale Côa, enquanto valor patrimonial universal classificado pela UNESCO”. Quem a visita vai ainda conhecer “o vasto património cultural e natural compreendido pelo território do Parque Arqueológico do Vale do Côa e que se encontra representado nos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Meda, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel”; explica a autarquia.
A exposição exibe ainda um acampamento do Paleolítico Superior, que proporciona uma viagem ao quotidiano das comunidades nómadas que habitaram a região há cerca de 30 mil anos.
A mostra pode ser vista através de visitas guiadas e oficinas pedagógicas dirigidas a escolas do concelho, por marcação.
As actividades lúdico-pedagógicas têm como objetivo estimular o conhecimento e a criatividade, contribuindo para um melhor entendimento da exposição e dos objectos que a compõem.