Verdadeiro Olhar

Vacinação contra a covid passa a ser feita nos centros de saúde a partir de Janeiro

Os centros de vacinação pertencentes ao ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte vão fechar a partir do próximo dia 3 de Janeiro.

Assim, a vacinação passa a realizar-se na unidade de saúde onde o utente se encontra inscrito, em horários específicos (ver tabela).

Recorde-se que, foi no dia 27 de Dezembro de 2020 que arrancou a campanha de vacinação contra a Covid em Portugal e na maior parte dos países da União Europeia.

Um dia que ficou na história, porque trazia consigo alguma esperança no combate à pandemia. Eram 10h07 quando António Sarmento, diretor do serviço de Infecciologia do Hospital São João, no Porto, recebia aquela que era a primeira vacina contra a Covid-19 administrada em Portugal.

Segundo o mais recente relatório da Direcção-Geral de Saude (DGS), 93% da população tinha a vacinação primária completa e 67% tinha pelo menos uma dose de reforço.

Já na campanha de vacinação de reforço contra a Covid-19 deste outono-inverno, 69% da população com 80 ou mais anos aderiram e 57% das pessoas com entre 65 e 79 anos já com o reforço.

Actualmente, a única faixa etária com menos de 90% da população com a vacinação primária completa é a dos 5-11 anos, com apenas 45% da população inoculada.

A vacinação em massa da população implicou a criação de novos espaços que tinham apenas como objectivo fazer a inoculação contra a covid, sendo que a partir de Janeiro encerram e os utentes tem que se dirigir aos seus centros de saúde, em determinados horários.