O presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), Pimenta Marinho, visitou, esta segunda-feira, a urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, para reforçar a confiança neste centro hospitalar e nos seus profissionais e salientando a sua capacidade de resposta face aos picos de procura dos serviços devido à gripe.
Aquela que é a segunda maior urgência do Norte e a quarta maior do país registou recordes de atendimento no final do ano passado, tendo recebido mais de 700 doentes por dia durante vários dias e atingindo um pico de afluência de 780 utentes num dos últimos dias do ano. Segundo o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, a média do serviço de urgência é de 400 doentes por dia.
“O hospital está a conseguir responder. Houve um esforço enorme por parte de todos os profissionais”, disse Pimenta Marinho.
O presidente da ARS Norte diz que tem havido uma diminuição do número de atendimento de doentes nos cuidados de saúde primários e nos hospitais e elogiou o trabalho dos profissionais de saúde, que têm sido “excepcionais” e abdicado “do seu bem-estar para poder responder às solicitações dos doentes”.
Pimenta Marinho destacou ainda que a articulação entre os cuidados de saúde primários e unidades hospitalares tem funcionado e que os centros de saúde vão continuar a funcionar em horário alargado nos próximos dias.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa serve uma população superior a meio milhão de pessoas distribuída por 12 concelhos.