Os representantes dos municípios de Paredes, Valongo, Gondomar, Santo Tirso e a Área Metropolitana do Porto reuniram com a empresa ALSA, responsável por um dos lotes da UNIR, com o objetivo de acabar com as falhas e melhorar aquela rede de transportes que começou a operar no dia 1 de dezembro, mas com muitas falhas.
No encontro os autarcas expuseram as preocupações que o arranque da operação tem causado, nomeadamente atrasos nas horas, carreiras por cumprir, horários desajustados, falta de informação e ausência de autocarros e motoristas. Dias depois de a rede estar na rua, os utentes agendaram manifestações e puseram a circular petições, no sentido de alterar aquilo a que apelidam de “caos” que a rede de transportes trouxe à vida das pessoas.
Na página da nova rede de transportes pode ler-se que a UNIR se encontra a “reformular e adequar os horários dos lotes 2, 4 e 5”, sendo que “em breve” vão ser disponibilizadas novas esclas. Em causa estão os lotes Norte Nascente (Gondomar, Valongo, Paredes e Santo Tirso), Sul Nascente (Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra) e Sul Poente (Vila Nova de Gaia e Espinho).
Esta reorganização dos autocarros, que vieram substituir 30 operadores privados de transporte rodoviário de passageiros, e que liga 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, surge então porque todo este processo não começou da melhor forma. Também dias depois de os autocarros estarem na rua, os responsáveis dos municípios vieram, de imediato, a público fazer eco das queixas dos utentes, manifestando o seu descontentamento pelo facto de a operadora não estar a cumprir o que tinha ficado estabelecido no contrato.
Os autarcas pretendem assim que os problemas seja ultrapassados e que haja uma melhoria dos transportes já a partir do dia 3 de dezembro, anuncia a autarquia de Paredes.
Também o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins explicou na sua página da rede social Facebook que está “na expectativa que, no início do ano, o serviço inicie com melhor qualidade e fiabilidade, de forma a que tudo volte à normalidade e que se comecem a verificar as melhorias que a UNIR deve trazer à vida dos utilizadores”.
“Foi essa significativa melhoria que foi contratada e que se espera que o operador cumpra, ultrapassando as dificuldades que tem tido. Queremos mesmo mais e melhor mobilidade”, disse ainda o edil.