Muitos dos agentes políticos e mormente partidários, têm uma preocupação primeira na influência junto dos órgãos decisórios, o que também é importante, mas relegam para plano secundário a discussão política, e designadamente das políticas que importam para as suas comunidades.
Política, sempre foi e será, governar, liderar para SERVIR OS OUTROS, nunca devendo perder-se este foco!
Muitas vezes, relativiza-se e até se olha de soslaio para aqueles que defendem uma permanente e efectiva política de proximidade, de auscultação das populações, vendo até de forma menos positiva os que não só defendem essa proximidade como a praticam das mais variadas formas.
Contudo, há sempre, excepções e bons exemplos que urge enaltecer e reconhecer.
Vou-me centrar num fórum que será levado a cabo pela JS Penafiel, a propósito das políticas que se devem discutir e enfatizar no âmbito das eleições legislativas do próximo mês de outubro.
Gostava desde já de felicitar a JS Penafiel, nas pessoas do seu presidente, dos coordenadores dos diferentes núcleos, assim como todos os militantes de base desta importante organização juvenil, por estar na dianteira e dar o exemplo de como se deve fazer política, apresentando ideias, projectos, e acima de tudo contando e envolvendo todos.
É imperioso nos dias de hoje, mudar-se o paradigma que tem norteado o status quo de nada fazer, muito menos discutir e quanto muito apenas se fazer “poucochinho” por altura das eleições.
Urge fazer, mostrar, envolver e cativar, ao invés de se esconder, menorizar, relativizar e tomar decisões individuais impondo-as posteriormente como se fossem decididas ou caucionadas colegialmente.
Andou bem esta estrutura, ao dar este importante e relevante exemplo, e por certo bons temas não faltarão para discussão, que contará com um painel de intervenientes diversificado e com indiscutível experiência e know how.
Ficamos todos orgulhosos ao vermos a JS Penafiel mais uma vez na vanguarda da acção política, pois ainda recentemente teve lugar no nosso concelho, concretamente no Parque de Merendas da Capela, o acampamento distrital dessa estrutura, no qual participaram largas dezenas de jovens oriundos de todo o distrito, mostrando uma dinâmica e uma capacidade de mobilização deveras importante.
Foi também oportuna a escolha daquele local, pertencente a uma freguesia onde o trabalho do autarca Manuel Alves tem sido notável e muito meritório.
São estas pequenas/grandes acções que vão mostrando vivacidade e dinâmica às estruturas, trazendo depois os resultados esperados.
Um bom exemplo, que deve ser seguido por todos aqueles que apesar das dificuldades, da luta desigual, não desistem do sonho sustentado de construir uma sociedade mais justa, mais coesa e mais solidária.
Parabéns JS Penafiel!!