A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa tem 13 Unidades de Saúde Familiar certificadas pela Direção-Geral da Saúde, ao abrigo do modelo ACSA – Advanced Communication and Swallowing Assessment, que inclui instrumentos de avaliação, na área da saúde, e que resultam da actividade de investigação e desenvolvimento por docentes, investigadores e alunos envolvidos em múltiplos projectos, com origem na Universidade de Aveiro..
No concelho de Lousada, foram reconhecidas as USF Torrão e UCC Lousada. Em Paços de Ferreira, a USF Terras de Ferreira. Paredes contou com a acreditação das USF Baltar, Salvador Lordelo, S. Miguel Arcanjo e Terras de Souza. Já em Penafiel, foram acreditadas as USF 3 Rios, São Martinho e São Vicente.
Para esta acreditação, as unidades de saúde são avaliadas ao nível da gestão clínica, da gestão por processos e da gestão por competências, através de indicadores que procuram, entre outras componentes, aferir a qualidade das lideranças, das práticas assistenciais e da avaliação proativa e reativa dos riscos associados à gestão das estruturas.
Numa cerimónia de entrega das acreditações aos responsáveis das unidades de saúde, Henrique Capelas destacou que “os serviços de saúde têm de ver a qualidade como um objetivo contínuo, porque há sempre formas de melhorar práticas, métodos e procedimentos. Essa forma de trabalhar permite aproximar os cidadãos das instituições, e neste caso concreto, da ULS do Tâmega e Sousa”.
O presidente do Conselho de Administração da ULS-TS considera que, “os municípios são atores muito importantes nesta nova articulação em rede.”
Hugo Lopes, vogal do Conselho de Administração, acrescenta que, a partir de agora, “a unidade (certificada) passa a ser um farol e um exemplo para todas as outras”, notando ainda que “as equipas saem mais fortes destes processos”.