Verdadeiro Olhar

Turistas americanos em Portugal até novembro para visitarem monumentos da Rota do Românico

A Rota do Românico recebe, todas as semanas, e desde o passado dia 21 de março, grupos de turistas provenientes dos Estados Unidos da América. Estes périplos, que vão decorrer até novembro, incluem um número variável de participantes, entre 25 a 45 por grupo, e resultam de uma parceria com o operador turístico Travel 4 Experiences.

São cerca de 300 turistas que vão visitar o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, e o Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante. Neste Monumento Nacional, decorre também um pequeno apontamento de Canto Gregoriano interpretado por Richard Bradley, revela a Rota, em comunicado.

Este programa turístico tem início no cais de Vila Nova de Gaia, onde os visitantes partem de barco até à barragem de Crestuma/Lever. Seguem, depois, em autocarro até aos imóveis da Rota do Românico e, posteriormente, até ao cais de Porto Antigo, em Cinfães, onde retomam o percurso de barco até ao interior do Vale do Douro.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.