Autor: Aires Montenegro
Editora: Idioteque
Preço: 15€
Num Lar, um velho professor passa o tempo a tecer recordações esfarrapadas, que vai depois espalhando pela intimidade de um diário, na ilusão de que a vida lhe possa revelar ainda algum sentido original.
Ao tempo que escreve um Diário, recorda um tempo que lhe foi marcante: 1958 :um amor proibido, as eleições de Humberto Delgado, o sonho da escrita de um romance sobre Giordano Bruno.
No Lar, uma dia aparece um novo hóspede que vem a descobrir ter fundas ligações ao seu passado. Perpassa pelos últimos dias do velho professor como que uma tristeza solene que o acabrunha e ao mesmo tempo o inebria.
Sobre o autor:
Aires Montenegro nasceu em 1948, em S. Martinho das Chãs, concelho de Armamar, distrito de Viseu. Reside em Gandra, Paredes.
Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi Professor de Filosofia em vários Liceus e Escolas Secundárias, tendo concluído a sua carreira na Escola Secundária Daniel Faria, de Baltar, concelho de Paredes, onde leccionou mais de vinte anos.
O seu interesse pela música levou-o também frequentar o Conservatório de Música do Porto. Desenvolve actualmente um projecto de divulgação de um instrumento tradicional sueco – a NYCKELHARPA – ao nível da música tradicional e da música antiga. Neste contexto, tem participado todos os anos nos International Days of the Nyckelharpa, que decorrem no início de Outubro em Burg Fürsteneck, Alemanha.
Estreia-se na literatura, em 2004, com o livro de poesia ‘Sagrado Letes’. Seguem-se os livros ‘A Última Emboscada’ (conto), ‘Último Nocturno’ (romance), ‘Oferenda Oriental’ (poesia) e ‘Diria o Maestro’ (romance).
‘Tristeza Solene’ é o seu mais recente romance, editado em 2017 pela Idioteque.