O Projeto “Descobrir Paredes” está de regresso para a quinta edição e a programação arranca dia 23 de março, com o “Trilho da Carquejeira”, em Sobreira e Alvre. A atividade, que decorre entre as 08h30 e as 13h00 e tem início na Casa da Cultura de Paredes, pretende “levar os participantes à descoberta de algumas das serras que integram o projeto do Parque das Serras do Porto e, ainda, despertar para a importância das propriedades da carqueja ao nível da saúde, alimentação, entre outras”, diz a autarquia.
Num percurso de cerca de 8 km, os participantes são desafiados a explorar a natureza e a conhecer um pouco mais sobre o que as serras oferecem.
A iniciativa é gratuita, no entanto, a inscrição é obrigatória até ao dia 20 de março através da página da Câmara Municipal de Paredes.
O objetivo deste programa cultural e turístico é “dar a conhecer locais pouco comuns no Concelho e, através dos percursos, descobrir pormenores e encantos da região”.
No último sábado de cada mês, o município desafia-o a “Descobrir Paredes”, através de diferentes visitas: em abril, realiza-se o “Trilho do Património Vernacular”, em Recarei, o mês de maio é dedicado ao “Trilho de Cristelo” e junho fica marcado pelo “Trilho das Pedreiras”, em Lordelo.