Depois do aval da tutela, o Tribunal de Contas deu luz verde a um investimento de mais cinco milhões do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa para melhorar a eficiência energética do Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Recorde-se que, como já foi avançado pelo CHTS, a intervenção vai assegurar uma poupança energética anual estimada em 323 mil euros. A obra deverá estar concluída em 2021 e será comparticipada a 95% por fundos comunitários.
A mesma fonte explica que o projecto prevê o revestimento de 17 mil metros quadrados das fachadas da unidade hospitalar com coberturas de alumínio de última geração. “O novo material assegurará mais conforto térmico a utentes e profissionais e uma poupança energética estimada de 27 mil euros por ano”, refere nota de imprensa.
Segundo o CHTS, está ainda prevista a instalação de um sistema solar fotovoltaico para produção de energia eléctrica, constituído por 1800 módulos, e a instalação de uma caldeira de biomassa que garantirá uma poupança anual de 19 mil euros anuais.
Esta semana, o CHTS deu nota de que o Tribunal de Contas autorizou também o alargamento das instalações para a especialidade de Pneumologia e de Nefrologia.