A tradição vai-se cumprir em Penafiel, de 7 a 10 de junho, com o Corpo de Deus, uma tradição com mais de 500 anos e que inclui momento únicos como o Cortejo do Carneirinho, a cavalhada, assim como a ‘majestosa procissão’.
O programa começa na manhã de dia 7 de junho, a partir das 10h00, com o Cortejo do Carneirinho, “um desfile único no país, instituído pelos alunos das escolas de Penafiel, desde finais do século XIX”, destaca a autarquia. Começa no Campo Conde de Torres Novas, mais conhecido como o Campo da Feira, onde cada turma desfila com o seu “carneirinho”, geralmente apresentado em forma de peluche ou feito com materiais recicláveis, devidamente adornado.
“É tradição que, após o desfile, o carneirinho seja oferecido aos professores, num gesto simbólico de agradecimento e respeito”.
No mesmo dia, às 21h30, a Praça do Município, junto ao edifício dos Paços do Concelho, recebe a Cavalhada, outra tradição única no país, que parte em desfile, num carro puxado por uma parelha de cavalos e que transporta a ‘Figura da Cidade’. Quando chega aos paços do concelho, a figura “saúda os autarcas, que se encontram na varanda principal do edifício, dirigindo-se-lhes, em representação do povo de Penafiel, um discurso de elogio”.
Depois, têm lugar os bailes tradicionais, como “dos Ferreiros, dos Turcos, das Floreiras, dos Pauzinhos e dos Pedreiros, que representam os diferentes setores de atividade de outrora e foram apoiados e recuperados pelo município de Penafiel, o que contribui para a afirmação do Corpus Christi de Penafiel como único no país”, sustenta a Câmara Municipal.
Às 23h45, o Sameiro recebe a habitual sessão de fogo-de-artifício.
No dia de Corpo de Deus, 8 de junho, o programa tem início às 11h30, com a missa solene, na Igreja Matriz e, às 10h45 e às 15h00, a Banda Musical de Rio Mau estará presente na Avenida Sacadura Cabral.
Mais tarde, às 17h30, realiza-se a Majestosa Procissão do Corpo de Deus, com saída da Igreja Matriz e que “remonta ao século XVII”, sendo “conhecida por juntar, no mesmo corso, o profano e o cristão”. Depois de uma paragem no Santuário do Sameiro, onde se procede à bênção da cidade e do concelho e que conta ainda com a largada de pombos, símbolo de paz e esperança, termina na Igreja Matriz.
Além disso, às 21h30, a Banda Musical de Lagares e de Rio de Moinhos vão animar o Largo da Ajuda. A partir das 22h00, começa o concerto do Toy, no Campo da Feira.
Para encerrar as comemorações do Corpo de Deus, no dia 9 de junho, às 21h30, há “Noite de Fados”, no Largo da Ajuda, sendo que, no dia seguinte, os bombos vão sair à rua para percorrerem as ruas da cidade de Penafiel.