Verdadeiro Olhar

Terreno da Junta de Valongo vai ser reconvertido para “bosque autóctone”

Foto: Projecto FUTURO

Vai decorrer uma nova acção de plantação em Valongo no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.

No dia 29 de Janeiro, entre as 9h00 e as 13h00, será replantado um terreno na Serra de Santa Justa, Parque das Serras do Porto, pertencente à Junta de Freguesia de Valongo.

“Esta parcela florestal abrange cerca de dois hectares de terreno, anteriormente povoada por eucaliptos e alvo de incêndios em anos passados, como tal pretende-se realizar uma reconversão para um bosque autóctone, contribuindo para a promoção da biodiversidade e equilíbrio do ecossistema”, refere a organização, a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, o Município de Valongo, a Junta de Freguesia de Valongo e o CRE.Porto.

“Dada a magnitude da área a intervir, esta será a primeira ação de plantação de duas contempladas  para esta parcela”, informa a mesma fonte.

Os voluntários têm de inscrever-se (e o grupo será limitado devido à pandemia) e vão ajudar a plantar espécies como carvalho-alvarinho, medronheiro ), pilriteiro, pinheiro-manso e sobreiro.