Pedro Eduardo Almeida, um jovem de apenas 15 anos de idade, residente em Lousada, a frequentar o 10.º ano de escolaridade, venceu o Torneio do Boavista FC e com este feito conseguiu junta-se aos melhores atletas nacionais.
Neste torneio, e até chegar à final, Pedro Eduardo Almeida bateu Marco Moura pelos parciais de 6/3 7/5, Fernando Júlio por 7/5 4/6 10/7 e o segundo cabeça de série, Diogo Cruz, por 6/3 6/4.
Na final, Pedro Eduardo Almeida defrontou João Valdoleiros, do ETMaia, e triunfou por 7/5 6/2, o que lhe permitiu entrar no ranking dos melhores jogadores nacionais.
Ao Verdadeiro Olhar, o jovem lousadense mostrou-se satisfeito pelo resultado e pela prestação neste torneio, numa competição que classificou de difícil.
“Pela frente tive de defrontar atletas com credenciais no ténis, pelo que tive de me aplicar a fundo para vencer. Já tinha atingido algumas meias finais em provas oficiais, mas esta foi a primeira vez que saí vencedor”, disse, salientando que no seu escalão sub-16 a competitividade é já bastante acentuada.
Pedro Eduardo Almeida salientou, também, que o seu objectivo passa por continuar a evoluir e crescer enquanto atleta.
“Estou focado em continuar a trabalhar com afinco, a evoluir, e apesar de ter conseguido juntar-me aos melhores tenistas nacionais no meu escalão, isso não vai mudar em nada a minha forma de trabalhar e o desejo de continuar a aprender com os melhores”, avançou o jovem tenista lousadense que, antes de se iniciar na modalidade de ténis, jogou futebol de 11 na Associação Desportiva de Lousada.
A este propósito, Pedro Eduardo Almeida afiançou que foi por influência da irmã que o levou a enveredar pelo ténis. “Um dia fui ver um treino e optei por experimentar. Desde, então, continuo a praticar a modalidade”, assegurou, relevando o trabalho que o Lousada Ténis Atlântico tem vindo a fazer em prol da modalidade.
“É um projecto interessante que me tem permitido evoluir enquanto atleta e que aposta sobretudo na formação”, adiantou, não escondendo o sonho de vir a ser tenista profissional. Quanto ao seu tenista de eleição, Pedro Eduardo Almeida confessou que no topo da lista se encontra Roger Federer.
Já o pai do atleta, Eduardo Almeida, realçou, igualmente, estar agradado com a conquista do troféu. “É o corolário normal do trabalho que o Pedro fez no Lousada Ténis Atlântico e da aposta que o clube sempre fez na formação”, confessou, manifestando que mais importante que o ranking é a possibilidade que o filho tem de continuar a aprender e a evoluir num clube que é já sobejamente conhecido no ténis da região e que tem feito da aposta na formação o seu principal denominador.