Verdadeiro Olhar

Temas da Disney voltam a ser aposta dos espectáculos de patinagem artística de Natal

Fotografia: ADP Patinagem Artística

Os temas da Disney continuam a ser a grande aposta das associações desportivas da região do Vale do Sousa que têm secções de patinagem artística para esta quadra de Natal, uma aposta que promete voltar atrair miúdos e graúdos.

Um total de 256 atletas vão levar a cena “A Pequena Sereia”, em Penafiel, “A Bela e o Monstro”, em Paços de Ferreira, e “Coco”, em Paredes.

As actuações começam esta sexta-feira e prolongam-se até domingo e atraem milhares de espectadores.

“Não podemos defraudar os milhares de espectadores que temos vindo  ter ao longo dos anos”

Em Penafiel, a escolha da Associação Desportiva de Penafiel, secção de Patinagem Artística, foi para a peça “A Pequena Sereia”, o clássico do conto homónimo de Hans Christian Andersen.

Ao Verdadeiro Olhar, Maria do Carmo, da secção de patinagem artística, destacou que a base do espectáculo é o filme animado da Disney, lançado em 1989, que encantou e continua a encantar gerações com uma banda sonora poderosa.

Falando da peça, Maria do Carmo referiu que a obra sofreu algumas adaptações, mas o resultado será certamente um espectáculo que ficará na memória de quem se deslocar ao Pavilhão Fernanda Ribeiro entre os dias de amanhã e domingo.

Maria do Carmo realçou que o espectáculo de patinagem artística vai ter em cima do palco perto de 90 patinadores, sendo uma peça que retrata a vida da jovem sereia no reino subaquático e que muda a sua vida nos mares por amor.

“Este espectáculo começou a ser desenhado em Maio, pois, pese embora uma associação amadora, conseguirmos já atingir uma dimensão gigantesca e este ano vamos surpreender ainda mais a todos os níveis desde o plano artístico, som e iluminação”, disse, salientando que o objectivo é realizar espectáculos conseguidos que arrebatem o público, fazendo despertar o espírito natalício que esta quadra traz associado.

“Não podemos defraudar os milhares de espectadores que temos vindo ter ao longo dos anos. Este ano vamos ter mais uma sessão de fim-de-semana pelo que contamos ultrapassar os 9.000 espectadores”, confessou, sustentando que já, esta quarta-feira, foi feita a primeira apresentação às escolas e o resultado foi positivo.

Quanto aos restantes espectáculos, Maria do Carmo esclareceu que a sessão de sábado à noite já se encontra esgotada, pelo que quem quiser vir assistir terá ainda disponibilidade sexta-feira, dia 14, às 21h00, sábado, dia 15, às 16h00, e domingo às 15h30 e 18h30.

Os bilhetes custam cinco euros e podem ser comprados junto da Associação Desportiva de Penafiel, ou na bilheteira no próprio dia da sessão.

Sobre o actual momento da patinagem artística, Maria do Carmo reconheceu que esta é uma modalidade amadora e com pouco reconhecimento.

“Temos vindo a aumentar o número de atletas mas os apoios são praticamente nulos. O principal patrocinador são sem dúvida os pais dos atletas. Contudo este espectáculo já é reconhecido pela comunidade e temos reservas de bilhetes de todo o Vale do Sousa”, acrescentou.

Fotografia: Patinagem Artística – Associação Desportiva de Paredes

A Associação Desportiva de Paredes – secção de Patinagem Artística optou por brindar os miúdos e graúdos com uma produção bem conhecida, “Coco”, filme musical de animação computadorizada norte-americano de 2017, produzido pela Pixar Animation.

O tema “Coco” narra a história de um menino de 12 anos, mexicano, que almeja ser músico. Acidentalmente vê-se “transportado para outro mundo, onde procura pela ajuda do seu tataravô músico para que ele o leve de volta para a sua família”.

“Estamos a falar de uma história com muita magia, brilho que vai arrebatar o público de todas as idades”

A presidente da Associação Desportiva de Paredes, Célia Rocha, mostrou-se, igualmente, convencida que a escolha do tema não irá deixar ninguém indiferente. “Estamos a falar de uma história com muita magia, brilho que vai arrebatar o público de todas as idades”, disse, salientando estar satisfeita com o resultado final e com a forma como decorreram os ensaios.

“Estamos a falar de um musical que arrebatou milhares de pessoas quando foi exibido no cinema e acredito que a adaptação ao palco vai ser um sucesso. Temos trabalhado arduamente para que isso suceda e as expectativas  que temos é que a comunidade do concelho e não só vai comparecer em grande número e não vai dar o seu tempo por perdido”, avançou.

Fotografia: Patinagem Artística – Associação Desportiva de Paredes

Referindo-se à produção do espectáculo, Célia Rocha realçou que o espectáculo começou a ser pensado e preparado em Setembro, envolveu um logística de 20 pessoas e em cima do palco vão estar 70 atletas da secção de patinagem da Associação Desportiva de Paredes.

“Estamos a falar de um trabalho árduo, com ensaios desde Setembro, uma vez por semana, dado que muitos destas atletas têm as suas competições, envolveu um trabalho e uma coordenação imensas”, sustentou, sublinhando que já, esta quinta-feira, o musical irá ser exibido aos alunos das escolas do concelho de Paredes.

Sobre “Coco”, Célia Rocha confirmou que além dos atletas/bailarinos que vão estar em cima do palco sobre rodas, o musical irá integrar um cenário em vídeo mapping, técnica de projecção que irá permitir aos espectadores visualizar algumas cenas e imagens em vídeo do que está a acontecer em palco.

“É mais um complemento ao próprio espectáculo que vai torná-lo mais atractivo e empolgante”, declarou.

O musical “Coco” vai ser exibido, também, nos dias 14, 15 e 16 deste mês no Pavilhão Rota dos Móveis.

Fotografia: Juventude Pacense

Já a Juventude Pacense optou pelo espectáculo “A Bela e o Monstro”, um filme de animação americano, um musical também conhecido do grande público que será exibido no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira entre os 14, 15 e 16 deste mês, naquele que é o 10.º ano a realizar espectáculos de natal sobre rodas.

Refira-se que entre os vários espectáculos protagonizados pela Juventude Pacense estão a  “Branca de Neve”, “Cinderela”,  “Princesa e o Sapo”, “Ariel”, “Schrek”, “Aladino”, “Peter Pan” e “Frozen”. No ano transacto, a peça exibida foi o “Rei leão”.

Quanto à peça “A Bela e o Monstro” conta com vários atletas/actores/actrizes da secção de patinagem, num total de 96, e versa sobre a história da Bela, “uma jovem que se torna prisioneira do Monstro no seu castelo em troca da liberdade do seu pai Maurice. Apesar dos seus medos, ela faz amizade com o grupo encantado do castelo e aprende a olhar além do exterior do príncipe Adam para reconhecer o verdadeiro coração e a alma humana dele. Também há um caçador chamado Gaston que quer levar Bela para si e caçar o príncipe Adam a qualquer custo”.

O espectáculo além da magia, tem muita cor e à semelhança dos anteriores promete atrair inúmeras pessoas ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, tendo já sido exibido no Pavilhão Multiusos de Guimarães. “A Bela e o Monstro” será exibido já esta sexta-feira, sábado e domingo. A sessão de sábado, agendada para as 21 horas, já está esgotada.

A secção de patinagem artística da Juventude Pacense tem como foco a formação, mas, também, a competição, sendo já uma referência na modalidade no país e no estrangeiro com vários títulos conquistados.