Entra em funcionamento, esta semana, um “sistema inovador e único no país” desenvolvido pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira e por uma empresa local que visa dar apoio à vigilância epidemiológica no concelho.
O “EMA SAVE COVID” vem dar resposta ao “crescimento exponencial de novos casos e à consequente incapacidade das autoridades de saúde em contactarem, em tempo útil, com todas as pessoas que estão em situação de isolamento profilático ou são contactos de alto risco”, explica a autarquia.
Este sistema informático vai dar apoio à Equipa Multidisciplinar de Acompanhamento de Paços de Ferreira, entretanto constituída, da qual fazem parte um conjunto de funcionários da autarquia.
“Este sistema informático possibilitará entrar em contacto com todas as pessoas referenciadas pela Unidade de Saúde Pública, permitindo, desde logo, o esclarecimento de um conjunto de questões, bem como transmitir a necessária segurança e conforto que a situação exige”, refere o município em nota de imprensa, explicando que o sistema criado enviará, automaticamente, várias mensagens de voz parametrizadas, tranquilizando as pessoas. A par disso, o EMA SAVE COVID “permitirá a interligação entre diferentes entidades, nomeadamente a Equipa Multidisciplinar de Acompanhamento, o ACeS e a Unidade de Saúde Pública, trabalhando todos sob a mesma base de dados, não havendo, por isso, possibilidade de duplicar as tarefas”.
As mensagens serão enviadas através do 962 171 777, número não está apto a receber telefonemas ou SMS, esclarece desde já a autarquia.
A partir desta semana, a Unidade de Saúde Pública de Paços de Ferreira já tem ao seu dispor uma equipa multidisciplinar, disponibilizada pela Câmara Municipal e constituída por um conjunto de funcionários da autarquia, cuja prioridade passa pela elaboração dos inquéritos epidemiológicos a doentes com Covid-19, informando quem está infectado, ou em isolamento, prestando ajuda ao nível de informação, assistência psicológica ou social.