São jovens, estão motivados e prometem manter-se a trabalhar na região. Há sete novos médicos de família no ACES do Tâmega II – Vale do Sousa Sul que vão começar a trabalhar na próxima segunda-feira, dia 1 de Agosto, em unidades dos concelhos de Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel. Isto deixa estes três concelhos com cobertura total no que toca a estes clínicos.
Os novos elementos foram recebidos hoje, numa pequena sessão na sede do agrupamento, em Penafiel, que contou com a presença do presidente do conselho directivo da Administração Regional de Saúde do Norte. Segundo Pimenta Marinho, a Região de Saúde do Norte passa a contar com mais 68 especialistas em Medicina Geral e Familiar e fica quase sem utentes sem médico de família.
Abragão, Galegos, Rio de Moinhos e Rebordosa ganham novos clínicos
Cada um dos novos médicos – três para Castelo de Paiva; três para Penafiel (Abragão, Galegos e Rio de Moinhos); e uma para Paredes (Rebordosa) – vai ter a seu cargo uma lista com cerca de 1800 utentes. Segundo a directora executiva do ACES do Tâmega II – Vale do Sousa Sul, estes três concelhos passam agora a ter cobertura total de médicos de família, “um marco histórico”. “Tínhamos cerca de 4100 utentes sem médico de família no ACES. Alguns vêm fazer um reforço e outros substituir profissionais que vão para a reforma”, referiu Sandra Rita. Os “ganhos assistenciais” serão enormes para a população e os jovens estão motivados a ficar, salientou a médica.
“Neste ACES deixamos de ter utentes sem médico de família”, salientou também Pimenta Marinho. O mesmo acontece com a Região Norte, com esta nova leva de 68 clínicos a iniciar funções nos ACES de Alto Tâmega e Barroso (Chaves), Douro II – Douro Sul (Lamego), Tâmega I – Baixo Tâmega (Amarante) e Tâmega II – Vale do Sousa Sul, onde o presidente do conselho directivo da ARS Norte esteve hoje, em sessões de boas-vindas.
“É nossa obrigação, quando há jovens que não são de cá, ajudar a que sejam bem integrados e apoiados para que possam desenvolver as suas actividades com todas as condições”, afirmou Pimenta Marinho ao VERDADEIRO OLHAR. No próximo ano, adiantou, querem resolver os restantes problemas de cobertura assistencial. “Senhores presidentes da Câmara seduzam estes profissionais e convençam-nos a ficar nas vossas terras”, desafiou.
Na sessão estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, e a vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Susana Oliveira. Ambos afirmaram a disponibilidade em apoiar estes clínicos em tudo o que precisarem e prometeram que serão bem recebidos, até porque são há muito aguardados pela população.
Já os novos médicos de família são jovens e dizem-se motivados para agarrar este desafio profissional e para conhecer um território novo, a sua cultura e gastronomia.