As ruas de Penafiel e a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e as instalações do INATEL de Entre-os-Rios fazem parte do cenário da nova série da RTP “O nosso cônsul em Havana”, que retrata um período menos conhecido da vida de Eça de Queirós, em Cuba. Elmano Sancho, Joaquim Nicolau, Leonor Seixas ou Luísa Cruz são alguns dos actores que nos últimos dias têm filmado em Penafiel, aos quais se juntam actores amadores locais e muitos figurantes do concelho.
Ontem, a Assembleia Penafidelense, edifício emblemático da cidade, transformou-se no escritório de Eça de Queirós em Havana. As gravações decorrem no concelho até 23 de Dezembro.
Câmara satisfeita por ter projecto “de excelência” no concelho
Durante um período curto, de cerca de dois anos em Cuba, Eça de Queirós combateu a escravatura dos chineses. “Ele tem uma coragem enorme e bate-se contra o grande poder económico da ilha pela defesa dos direitos humanos”, descreve o realizador Francisco Manso. É esse período da vida do escritor português que é retratada nesta série, que estreia na Primavera do próximo ano, e que teve como pano de fundo vários espaços da cidade de Penafiel, além de Ílhavo, São Pedro do Sul e Castelo de Vide.
A série foi apresentada ontem aos jornalistas com uma visita aos bastidores das filmagens. O presidente da Câmara Municipal de Penafiel salientou o gosto de receber no concelho a gravação de um projecto “desta qualidade”. “É um projecto de excelência associado ao selo de qualidade da RTP e uma oportunidade dada aos penafidelenses de fazerem parte da história”, afirmou Antonino de Sousa. O autarca lembrou ainda o esforço que o município tem feito para afirmar o concelho na área da cultura e o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores de município com a melhor programação cultural autárquica do país recentemente recebido.
O director de programas da RTP, José Fragoso, falou da aposta da estação televisiva pública na ficção nacional e explicou que, apesar da série se passar em Cuba, foram poucos os minutos de filmagens no país. “A maioria dos cenários foram conseguidos em Portugal”, disse. “Será um conteúdo que ficará para a história porque retrata um período menos conhecido da vida de uma figura importante da literatura”, acredita.
Actores gostam de gravar em Penafiel
Leonor Seixas, rosto conhecido da ficção nacional, interpreta uma mulher que procura o marido desaparecido e acaba por ter um relacionamento com Eça de Queirós. “É uma personagem interessante”, garante a actriz, fazendo suspense. Defende ainda que é preciso reforçar a aposta na ficção nacional e brinca com o facto de se tratar de uma série histórica. “A minha carreira está cheia de séries de época, mas às vezes gosto de fazer coisas de calças de ganga”, afirmou, acrescentando, “gosto sobretudo de fazer coisas bem escritas, bons textos e bons personagens”.
Já Penafiel “é incrível”. “Já tinha estado aqui algumas vezes e têm sido maravilhosos. Gosto muito de estar no Norte e considero-me uma mulher no Norte. Tem dado para saborear a gastronomia”, disse.
Penafiel também não foi novidade para o actor. “Já conhecia Penafiel bastante bem e espero que Penafiel possa ter em breve um auditório. Gostaria de cá vir com uma peça de teatro. Filmar em Penafiel está a ser óptimo, temos estado em espaços maravilhosos”, sustentou.